Eduardo Bolsonaro recebe número de campanha de Tiririca

Decisão do PL já havia sido comunicada anteriormente, mas foi oficializada ao TSE somente nesta quarta-feira (9) e gerou mal-estar interno

por Vitória Silva ter, 09/08/2022 - 13:25
Divulgação/Agência Câmara O deputado federal Eduardo Bolsonaro, do PL Divulgação/Agência Câmara

O Partido Liberal (PL) concedeu ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (SP) o número de campanha 2222. O registro antes pertencia ao deputado federal Tiririca (SP), que disputou com a sequência nas urnas desde 2010, por três mandatos. Agora, o comediante, que já foi o congressissta mais votado do país e acumula eleições com marcas superiores a um milhão de votos, deve seguir a candidatura sob o número de campanha 2255.

A decisão havia sido tomada em maio e causou incômodo em Tiririca, segundo a repercussão à época. A oficialiazação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porém, aconteceu apenas nesta quarta-feira (9). O parlamentar chegou a afirmar que desistiria de sua candidatura à reeleição caso o número fosse cedido a Eduardo. 

"Aconteceram umas coisas com o partido que me deixaram meio chateado. Estão querendo pegar meu número para dar para o Eduardo Bolsonaro", disse, em maio. "Se for verdade, vou desistir da eleição. Isso é como transferir boa parte dos meus votos para Eduardo Bolsonaro”. 

Em resposta, o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, afirmou, à época, que o martelo estava batido e que o número seria transferido para Bolsonaro. "O Tiririca é muito importante para o PL. Mas, se ele desistir de ser candidato, paciência", declarou o líder partidário. 

O novo número de campanha de Eduardo deve acompanhar a sequência também escolhida para a candidatura à reeleição do seu pai, Jair Bolsonaro, com o número 22. Com o “2222”, Tiririca venceu as eleições de 2010, 2014 e 2018. Foram Tiririca recebeu 445.521 votos por São Paulo na última eleição. O congressista foi o deputado mais votado no Brasil em 2010, com 1.348.295 dos votos pelo Estado, e reeleito na eleição seguinte, em 2014, novamente ultrapassando um milhão de votos. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores