Pesquisa: atrás de Marília, Raquel e Anderson empatam

Na nova pesquisa, a liderança das intenções de voto ao Governo de Pernambuco se manteve com Marília Arraes (Solidariedade)

ter, 09/08/2022 - 09:51
Júlio Gomes e Chico Peixoto/LeiaJá Imagens Candidatos mais bem avaliados ao Governo de Pernambuco Júlio Gomes e Chico Peixoto/LeiaJá Imagens

Marília Arraes (Solidariedade) é a candidata ao Governo de Pernambuco com maior intenção de voto, de acordo com a Pesquisa Real Big Data, dessa segunda-feira (8). A postulante assume a liderança tanto no cenário espontâneo quanto no estimulado. 

Na modalidade estimulada, quando o entrevistado escolhe entre os candidatos apresentados pelo pesquisador, o estudo mostra a vantagem de Marília com 28% dos votos. A briga pela vaga ao segundo turno se mostrou acirrada com o empate entre Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL), com 14%.  

Danilo Cabral (PSB) aparece na quarta posição com 12% do eleitorado, enquanto Miguel Coelho (União Brasil) foi citado por 9%. Brancos e nulos representam 9% e 11% disseram que ainda não sabem em quem votar ou não respondeu. 

No recorte espontâneo, quando nenhum nome é apresentado ao entrevistado, Marília Arraes (Solidariedade) teve uma queda de desempenho, mas manteve a liderança com 15%. Raquel (PSDB) e Anderson (PL) ainda sustentam o empate técnico. Ela com 8% e ele com 7%. Danilo alcançou 5% e Miguel 4%. 

O destaque da pesquisa ficou para os 48% dos eleitores que ainda estão indecisos ou que não responderam. Brancos e nulos representam 13%. 

Senado 

O levantamento da Real Big Data também se voltou para a disputa ao Senado. Conforme a análise, Teresa Leitão (PT) alcançou 18%, Gilson Machado Neto (PL) obteve 15%, André de Paula foi mencionado por 10% e Eugênia Lima ficou com 1%. Brancos e nulos representaram 26%, assim como os que não sabem ou não responderam. 

Metodologia

A pesquisa ouviu 1.500 eleitores do estado por telefone, entre 5 e 6 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e a confiança de 95%. O estudo foi registrado no TSE sob o número PE-02870/2022. 

COMENTÁRIOS dos leitores