Zambelli perde user do Twitter e perfil se torna pró-Lula
Candidata à reeleição no Congresso trocou nome de usuário pelo qual se popularizou na rede por um novo, apresentando seu número de campanha
A deputada federal Carla Zambelli (PL) mudou seu nome de usuário no Twitter e acabou perdendo o selo de verificação na rede. A conquista da autenticidade é concedida a contas ativas, de grande alcance e interesse público, mas é retirada de forma automática caso o usuário resolva trocar o nome identificador (@) utilizado anteriormente. Ao perceber a troca de usuário da parlamentar bolsonarista, opositores aproveitaram a chance e associaram o user antigo a uma conta lulista.
Agora filiada ao Partido Liberal, Zambelli precisou trocar o número de campanha para 2210. Assim, sua nova conta no Twitter é acompanhada do @CarlaZambelli2210, para divulgar o novo registro. O perfil já possui mais de um milhão e meio de seguidores.
A conta antiga (@CarlaZambelli38) pela qual se popularizou nas redes, porém, foi vista com foto e capa dedicadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com bio “É 13!” e o nome “Lula Lá”. Após denúncias de apoiadores da deputada, o Twitter suspendeu o perfil que passou a utilizar o antigo usuário da paulistana.
Conta com user antigo de Carla Zambelli antes e depois da suspensão. Reprodução/Twitter
O Twitter, porém, permite que usuários disponíveis sejam utilizados por qualquer conta, uma vez que não é possível patentear opções comuns e a decisão de troca foi de Zambelli. A rede não se pronunciou sobre o caso.
No site "DivulgaCand", plataforma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) onde estão disponíveis os dados sobre as candidaturas, a deputada federal Carla Zambelli ainda cita o nome de usuário do Twitter antigo.