Confira os itens que serão proibidos na posse de Lula
Para ter acesso à Praça dos Três Poderes além da revista haverá limitação de horário para entrar que vai até 12h30 ou chegar um público de cerca de 30 mil pessoas
A posse do presidente eleito Lula contará com um aparato operacional de segurança reforçado para que a cerimônia e a festa intitulada "Festival do Futuro", que contará com atrações musiciais de todos os gêneros e artistas de diferentes estados brasileiros neste domingo (1) e seguirá até a madrugada, entrando pela segunda-feira (2), transcorra com tranquilidade.
A cerimônia de posse contará com a presença de representantes de 120 países, segundo informou a equipe de transição. Neste contexto, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) formulou, em conjunto com órgãos federais e estaduais, um Protocolo de Operações Integradas (POI) para que os participantes possam participar da cerimônia com segurança.
Entre as ações elaboradas está o reforço de agentes da Polícia Militar (PMDF), bem como equipes especializadas da PM e da Polícia Civil (PCDF), operações aéreas, policiamento com cães, tropas de choque e cavalaria espalhadas por todo o território.
A entrada das pessoas no entorno do evento contará com revistas pessoais e bloqueios nas principais vias de acesso à Esplanada dos Ministérios. Para ter acesso à Praça dos Três Poderes além da revista haverá limitação de horário para entrar que vai até 12h30 ou chegar um público de cerca de 30 mil pessoas.
Outros cuidados para a segurança do evento é a limitação de objetos que podem ser levados ao local da posse. O objetivo é evitar qualquer tido de acidente ou de violência que possa estragar a festa. Os itens são: armas de brinquedo, réplicas, simulacros, fogos de artifício e artefatos explosivos, dispositivos de choque elétrico, substâncias inflamáveis, armas brancas.
Para quem pretende acampar por lá está proibido levar barracas, tendas e similar, bem como objetos pontiagudos, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeiras, espetos de churrasquinhos, apontador a laser, fogões e equipamentos sonoros. Animais, exceto cães-guia, não podem ser levados.
A segurança pelo ar também foi pensada, com a determinação de proibir a utilização de drones no entorno da Esplanada, exceto os que as forças de segurança e os liberados pela equipe de transição. As drogas ilícitas não serão permitidas.