Maria do Rosário é cotada ao comando da CCJ da Câmara
Nome ainda precisa passar pela aprovação da federação formada pela legenda, PCdoB e PV
A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) é cotada para o cargo de titular da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A indicação deve acontecer através do Partido dos Trabalhadores, que considera a parlamentar um bom encaixe para a principal comissão da Casa Legislativa.
É na CCJ que acontece a avaliação das matérias que passam pelo plenário, a fim de conferência diante da Constituição Federal. A informação sobre a indicação foi publicada pela colunista Andréia Sadi, do G1.
De acordo com a coluna, o PT pretende comandar o colegiado, que atualmente é presidido por Arthur Maia (União Brasil-BA), um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que substituiu Bia Kicis (PSL-DF), também bolsonarista. Maria do Rosário já teve embates com os dois ex-titulares, e também com o bolsonarista Felipe Francischini (PSL-PR), que foi titular em 2019.
Rosário já foi ministra dos Direitos Humanos durante o governo Dilma Rousseff (PT). Em 2014, foi alvo de uma agressão verbal do então deputado Bolsonaro, que foi condenado a indenizá-la. Ela exerce função parlamentar desde 2003. Segundo a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o nome de Maria do Rosário ainda precisa passar pela aprovação da federação formada pela legenda, PCdoB e PV. O grupo elegeu a 2ª maior bancada da Câmara para 2023, atrás apenas do PL, que vai ser oposição ao governo.