Lula exonera Gilson Machado e nomeia Freixo para Embratur
A nomeação de Freixo foi assinada por Lula e pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro. O mandato dele é válido por quatro anos
O Diário Oficial da União (DOU) traz, nesta sexta-feira (13), a exoneração do bolsonarista pernambucano Gilson Machado da presidência da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). A mesma edição também oficializa a indicação do deputado federal Marcelo Freixo ao cargo.
Gilson Machado havia sido ministro do Turismo de Bolsonaro, deixou o cargo para concorrer a uma vaga no Senado por Pernambuco, mas não foi eleito e após o pleito chegou a ser nomeado pelo ex-presidente para presidir a Embratur.
Já Freixo, que também não conquistou êxito nas eleições - ele concorreu ao governo do Rio de Janeiro, mas foi derrotado, tinha sido anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no fim de 2022 e aguardava a oficialização para o posto.
A nomeação de Freixo foi assinada por Lula e pela ministra do Turismo, Daniela Carneiro. O mandato dele é válido por quatro anos.