Na Espanha, Jean Wyllys diz que vai voltar ao Brasil

O ex-deputado espera que o atual governo reconheça uma medida protetiva requerida à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA

sex, 03/03/2023 - 09:15
Agência Brasil/Arquivo Jean deixou o Brasil em 2019, após receber ameaças de morte da extrema-direita Agência Brasil/Arquivo

Fora do Brasil desde 2019, quando abandonou o mandato de deputado federal após sofrer ameaças de morte, Jean Wyllys espera que o atual governo reconheça medida cautelar de proteção à sua vida para voltar ao país. Em entrevista ao Globo, ele falou que é o momento de combater a extrema-direita através da responsabilização dos crimes cometidos. 

"Sei que quero voltar e vou voltar", afirmou. Hoje na Espanha, Jean usa a perspectiva de vítima de fake news para escrever tese de doutorado sobre o tema pela Universidade de Barcelona. Enquanto o pedido de proteção feito à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA não é atendido pelo governo brasileiro, ele também tem as artes plásticas como hobby.  

Mesmo filiado ao PT, o ex-parlamentar contou que não foi convidado a atuar no atual governo, mas se mostrou disposto a contribuir caso seja chamado. "Hoje, não quero fazer campanha eleitoral. Já dei minha contribuição, cumpri dois mandatos de vanguarda, abri caminho para muita gente bacana. Posso contribuir com o governo Lula pensando políticas públicas nas áreas em que transito, devolver o que acumulei de experiência no exílio", indicou. 

Para Jean, o atual momento do Brasil pode ser a oportunidade para começar a extinguir o bolsonarismo. “A desbolsonarização e o combate ao antipetismo são ações que devem ser feitas em conjunto. Se não as fizermos, o que nos restará será puxar a cadeira, sentar e esperar a história se repetir. Enfrentar a extrema-direita e sua ideologia em todos os níveis, inclusive no plano das políticas econômicas, não é revanche política: é justiça. Sem responsabilização dos culpados, não pode haver reconciliação nem aprendizado para o futuro”, complementou. 

COMENTÁRIOS dos leitores