Delmiro Gouveia será o novo presidente do Porto do Recife
Governo de Pernambuco diz que a decisão reforça o compromisso em optar por nomes técnicos para a gestão pública
Nesta segunda-feira (27), foi anunciado o advogado Delmiro Gouveia como o novo diretor-presidente do Porto do Recife. O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.
Especialista na área de gestão de contratos, o novo presidente da empresa é graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Além da atuação na advocacia, Gouveia tem passagens no terceiro setor, associativismo e pecuária. É comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, entre outras atividades.
De acordo com a assessoria da pasta, a indicação de Gouveia para o cargo reforça o compromisso do Governo do Estado em optar por nomes técnicos para funções estratégicas na gestão pública. Porém, o presidente do Partido União Brasil, Luciano Bivar (UB-PE), confirma que Delmiro Gouveia é ligado ao seu grupo político.
A expectativa do Governo de Pernambuco é que o especialista em gestão de contratos contribua para o enfrentamento dos desafios do ancoradouro na área regulatória.
"O Porto do Recife tem desafios específicos de ordem regulatória e de ajustes ao seu plano diretor. Tem também a necessidade de se tornar superavitário e de integrar sua estratégia ao seu porto-irmão, Suape. O novo gestor estará alinhado a estes desafios”, afirmou Guilherme Cavalcanti.
Delmiro Gouveia agradeceu a governadora Raquel Lyra (PSDB) e a Guilherme Cavalcanti, prometendo que desenvolverá um bom trabalho enquanto estiver na gestão do porto.
“Agradeço a confiança depositada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, esperando contribuir com uma gestão moderna, devolvendo ao Porto do Recife seu protagonismo econômico e turístico”, comentou.
De acordo com a norma regimental, a gestão do Governo de Pernambuco indica o nome do presidente ao Conselho de Administração da empresa Porto do Recife S.A. junto ao parecer do comitê de elegibilidade. O conselho se reunirá nos próximos dias para a nomeação do novo gestor.