Em Portugal, Ciro Gomes critica Lula e Haddad

Ciro disse que o líder petista é responsável pelo “reacionarismo” no Brasil e que não tem compromisso com a mudança

sab, 13/05/2023 - 12:22
Marco Silva/Flickr Ciro Gomes Marco Silva/Flickr

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT), após sete meses da última eleição na qual concorreu à presidência, quebrou o silêncio e fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). As declarações foram feitas nesta sexta-feira (12), durante uma palestra na Universidade de Lisboa, em Portugal.

O pedetista disse que o chefe do Executivo não foi inocentado pela Justiça. “Será possível que não aprendemos nada? Ou acreditamos que Lula foi inocentado? Ele não foi inocentado. Lula teve direito à presunção de inocência restaurada, é diferente de ser inocentado num julgamento. Por quê? Porque não teve o devido processo legal. Nunca teve, e denunciei na mesma hora”, afirmou.

Ciro disse ainda que o líder petista é responsável pelo “reacionarismo” no Brasil e que não tem compromisso com a mudança. Além disso, criticou a possível indicação do advogado Cristiano Zanin ao Supremo Tribunal Federal (STF). Zanin ganhou notoriedade como advogado do atual mandatário nos processos relacionados à Operação Lava Jato.

O ex-presidenciável também criticou Fernando Haddad, ao falar sobre o arcabouço fiscal, proposto pelo ministro da Fazenda, e disse que a gestão está “completamente entregue à banqueirada”. “O Brasil não tem projeto para nada”, observou. “Bolsonaro é uma tragédia, mas, meu amor, cadê o projeto anterior que a gente tinha e não tem mais? Não tem mais projeto para nada.”

COMENTÁRIOS dos leitores