Lula provoca ‘elite atrasada’ em fala para metalúrgicos

O presidente cumpre agenda no interior do estado para o lançamento de uma nova linha de produção de veículos

por Rachel Andrade ter, 06/06/2023 - 18:52
Reprodução/TV Brasil Lula discursou para metalúrgicos no interior de Pernambuco Reprodução/TV Brasil

O presidente Lula (PT) esteve nesta terça-feira (6) no município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, para o lançamento de uma nova linha de produção no pólo automotivo da fábrica Stellantis. A montadora, dona da Jeep, Fiat, Citroën, Ram e Peugeot, é considerada referência de indústria sustentável no país.

O presidente aproveitou sua fala para alfinetar a oposição, principalmente em se tratando da gestão federal anterior. 

“A única razão que eu voltei a me candidatar a presidente da república foi para provar outra vez à elite atrasada brasileira que um torneiro mecânico é capaz de fazer o que eles não conseguiram fazer em tantos anos nesse país”, declarou.

Em seu discurso, Lula enfatizou alguns pontos de crescimento de Pernambuco, colocando em evidência a sua relação com a indústria automobilística, onde teve início sua carreira política, como presidente do sindicato dos metalúrgicos do ABC paulista, em São Paulo.

Lula trouxe em seu discurso palavras de motivação para o público, predominantemente formado por trabalhadores da indústria automobilística. “Vamos à luta, companheiros, porque juntos vamos conquistar tudo aquilo que a gente sonha. Um abraço”, finalizou o presidente.

O evento durou toda a tarde, sendo finalizado com uma cerimônia para receber o comitê presidencial. A primeira-dama Janja vem acompanhando a agenda de Lula durante a semana. Também participaram do evento os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Luciana Santos, da Ciência, Tecnologia e Inovação, e André Paula, da Pesca e Agricultura, os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão, além de deputados federais e estaduais, prefeitos e a governadora Raquel Lyra (PSDB). 

Discursos de líderes

Na ocasião, Lula foi recebido pelo presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa. “O país precisa de desenvolvimento regional”, declarou Filosa em sua fala. Inaugurado em 2015, o parque fabril já produziu mais de 1,4 milhão de automóveis e transformou a economia da região.

Foto: Ricardo Stuckert

Outras lideranças também compuseram a mesa de cerimônia, como Henrique Gomes, presidente do sindicato dos metalúrgicos de Pernambuco (SINDMETAL – PE). “Acreditamos que podemos chegar novamente com o PIB que o estado teve de 9,1%, como aconteceu no seu primeiro governo, com a valorização do salário dos trabalhadores de Pernambuco”, comentou.

A governadora Raquel Lyra se pronunciou diretamente ao presidente, passando uma mensagem de “bandeira branca” por cima de suas divergências políticas e ideológicas. “O que nos une é o nosso estado, que é muito maior do que aquilo que eventualmente nos separe”, enfatizou. A chefe do executivo estadual aproveitou seu tempo de fala para “reafirmar o compromisso de crescimento no estado”.

Durante a cerimônia, o presidente ainda entregou uniformes da empresa para funcionárias, como símbolo do início da nova linha de produção de um modelo de carro híbrido.

Na quarta-feira (7) o presidente Lula cumpre agenda na capital pernambucana, para o relançamento do programa Farmácia Popular, e na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, para a inauguração de um novo campus do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

COMENTÁRIOS dos leitores