Rui Costa anuncia ações do Novo PAC em Pernambuco

Cerimônia de lançamento acontece no Recife. Veja as obras previstas pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento em Pernambuco

seg, 11/09/2023 - 11:35 Atualizado em: seg, 11/09/2023 - 11:37
Vitória Silva/LeiaJá Imagens Cerimônia de anúncio do Novo PAC em Pernambuco Vitória Silva/LeiaJá Imagens

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anuncia, nesta segunda-feira (11), os investimentos do Novo PAC em Pernambuco. A cerimônia acontece no auditório da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/UPE), no Recife, com a participação governadora do Estado, Raquel Lyra (PSDB). Com o auditório lotado, o evento, que estava marcado para às 10h, iniciou com mais de 1h de atraso.

Também participam a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) - anunciado como novo ministro dos Portos; o ministro dos Transportes, Renan Filho, a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; o prefeito do Recife, João Campos (PSB); os senadores Teresa Leitão e Humberto Costa, ambos do PT; os deputados federais Eriberto Medeiros (PSB), Pedro Campos (PSD), Tulio Gadelha (REDE) e a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Márcia Conrado, prefeita de Serra da Talhada. 

Embed:

Em Pernambuco, no eixo de transporte estão previstos 17 projetos distribuídos entre rodovias e ferrovias. A construção de novo trecho da Ferrovia Transnordestina, que vai de Salgueiro até o porto de Suape é um dos destaques. Também estão previstas adequações nas BR 423 e 104 e estudos para viabilizar as concessões dos aeroportos de Petrolina e Recife.

O Novo PAC prevê ainda a finalização das adutoras do Pajeú e do Agreste Pernambucano; a ampliação do Hospital Universitário da UFPE e a conclusão da fábrica de hemoderivados da Hemobrás e da refinaria Abreu e Lima.

Segundo o projeto, pelo Programa Minha Casa Minha Vida quase 10 mil moradias no estado devem ser retomadas ou iniciadas. Já na Educação, 366 obras em 135 municípios, entre escolas, quadras e creches, devem ser retomadas. Na área da Saúde, 24 unidades básicas de saúde em 17 municípios devem ter suas obras concluídas.

Está prevista ainda a recuperação do Cais 1 do Porto de Suape. Além de leilões de transmissão de energia que devem beneficiar, além de Pernambuco, outros estados como Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Veja as obras previstas para Pernambuco:

- Ferrovia Transnordestina;

- Adequação da BR-423 - São Caetano – Lajedo;

- Adequação da BR-104 - Caruaru - Divisa PB;

- Adutora do Pajeú - 2ª Fase / 2ª Etapa (Obra - 72% - Inclui 1ª e 2ª fases da 2ª Etapa);

- Adutora do Agreste Pernambucano - 1ª Etapa;

- Recuperação patrimônio histórico de Recife e Olinda Fernando de Noronha;

- Ampliação do Hospital Universitário da UFPE;

- Infovia estadual e internet em 5.937 escolas;

- Hemobrás – conclusão da fábrica de hemoderivados;

- Conclusão da Refinaria Abreu e Lima;

- Moradias do Programa Minha Casa Minha Vida.

- Eixo da Cultura:

Fernando de Noronha: Conservação e revitalização do Forte Santo Antônio e Conservação e revitalização do Forte São Pedro do Boldró.

Olinda: Requalificação do Largo e Adro da Igreja de N. S. do Monte; Restauração da Igreja de São Pedro; Restauração do Casarão Hermann Lundgren - implantação do Centro da Memória de Olinda; Restauração do Cine Teatro Duarte Coelho - implantação da Escola de Cine Animação; Obra de Cobertura da Igreja São José do Ribamar; Requalificação do Mercado São José; Restauração do Conjunto do Carmo – entorno; Restauração do entorno da Igreja de São José do Ribamar; Restauração do Mosteiro de São Bento e anexo I e II.

Recife: Obra de Cobertura da Igreja São José do Ribamar; Requalificação do Mercado São José; Restauração do Conjunto do Carmo; Restauração do entorno da Igreja de São José do Ribamar; Restauração do Mosteiro de São Bento e anexo I e II; Restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio - Bens Integrados.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores