Advogado diz que Carlos não estava com computador da Abin

Fábio Wajngarten tratou informação como fake news

seg, 29/01/2024 - 13:57
Renan Olaz/CMRJ Carlos Bolsonaro na Câmara do Rio Renan Olaz/CMRJ

Atualização: A informação inicialmente dada de que um computador da Abin estaria entre os pertences de Carlos Bolsonaro não era correta. O equipamento foi encontrado na residência de Giancarlo Gomes Rodrigues, ex-assessor do deputado federal Alexandre Ramagem (PL) e outro alvo da operação. A mulher de Giancarlo é servidora da agência. Os autos do processo indicam que a PF suspeita que Giancarlo, por determinação de Ramagem, realizou monitoramento injustificado do advogado Roberto Bertholdo, próximo aos ex-deputados Joice Hasselmann e Rodrigo Maia. À época, Giancarlo estava cedido à Abin, operando a ferramenta First Mile, foco das investigações.



A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informou que, diante da suspeita de que equipamentos da agência foram encontrados com investigados da Operação Vigilância Aproximada, iniciou imediatamente apuração sobre o caso. Entre os equipamentos encontrados, um computador estaria em posse de Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Carlos Bolsonaro é um dos alvos da etapa da operação deflagrada nesta segunda-feira (29) com o objetivo de identificar os “principais destinatários e beneficiários” das informações produzidas ilegalmente por meio de ações clandestinas da Abin.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em seu gabinete, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, bem como em sua residência. Dos oito mandados, cinco são cumpridos no Rio de Janeiro e três em Brasília, Formosa (GO) e Salvador (BA).

A Agência Brasil tentou sem sucesso contatar a defesa do vereador. Quem se manifestou sobre o caso foi o advogado de Jair Bolsonaro e ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social Fábio Wajngarten.

Segundo ele, nenhum computador “de quem quer que seja” foi encontrado em posse do filho do ex-presidente. Eles estavam pescando em Angra dos Reis (RJ).

“Vamos arrumar a bagunça de fakenews. O presidente Jair Bolsonaro saiu para pescar as 5:00 com filhos e amigos bem antes de qualquer notícia. Não foi encontrado nenhum computador de quem quer que seja na residência ou gabinete do vereador Carlos Bolsonaro. A responsabilidade com a apuração e com a notícia faz parte do jornalismo dito profissional”, disse Fábio Wajngarten por meio de redes sociais

Embed:

A Operação Vigilância Aproximada teve início na quinta-feira (25) com o propósito de investigar organização criminosa instalada na Abin para monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas. Essa “Abin paralela” teria utilizado “técnicas de investigação próprias das polícias judiciárias, sem, contudo, qualquer controle judicial ou do Ministério Público, informou a agência.

Investigadores da Polícia Federal informaram que teria partido do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro a ideia de criar essa Abin paralela, e que ele seria “a principal pessoa da família que recebia informações” desse grupo.

COMENTÁRIOS dos leitores