Apps e games do Facebook geram 200 mil empregos

É o que conclui estudo da Universidade de Maryland, em parceria com o site

idgnowpor Nowdigital ter, 20/09/2011 - 14:20

Os diversos games e apps do Facebook, maior rede social do mundo com 750 milhões de usuários, são responsáveis por gerar cerca de 200 mil empregos nos Estados Unidos, de acordo com um estudo recente da Universidade de Maryland, feito em parceria com o site de Mark Zuckerberg.

Segundo a pesquisa, os 182 mil empregos gerados direta e indiretamente pelos apps do site contribuem com um valor entre 12 e 15 bilhões de dólares para a economia dos Estados Unidos. Para chegar nesse número, a universidade realizou uma estimativa baseada no número de empregos criados na indústria dos apps (diretos), em outros setores da economia (indiretos) e no valor econômico desses empregos.

Entre as maiores empresas que produzem apps para o Facebook está a Zynga, responsável por games famosos como “FarmVille”, e que emprega mais de 2 mil pessoas. No total, essas desenvolvedoras são responsáveis por cerca de 50 mil empregos naquele país, segundo o estudo.

A plataforma para aplicativos do Facebook foi lançada em 2007, quando o site tinha 20 milhões de usuários e 85 aplicativos. Em quatro anos, o crescimento foi espantoso, tanto em número de usuários quanto em aplicativos. Atualmente, o Facebook possui mais de 2,5 milhões de sites integrados, enquanto seus mais de 700 milhões de usuários instalam 20 milhões de aplicativos por dia.

COMENTÁRIOS dos leitores