Facebook redesenha perfil e anuncia novidades
Recursos foram anunciados pelo CEO e fundador da empresa, Mark Zuckerberg
O Facebook anunciou uma série de novidades, na tarde desta quinta (22), durante a conferência anual para desenvolvedores F8, na Califórnia (EUA).
Os recursos foram anunciados pelo CEO da empresa, Mark Zuckerberg, que comemorou o fato de 500 milhões de pessoas terem usado a rede em um mesmo dia, na semana passada.
Mudanças no perfil
Zuckerberg anunciou mudanças radicais na página de perfil, agora chamada de "Timeline" (linha do tempo). "Ela vai contar a história da sua vida", disse. Com o novo layout, a página exibe todos os posts e apps do usuário, retrocedendo em anos. Será possível adicionar eventos e fotos ao passado, para compor um histórico mais visual — centrado em fotografias e vídeos. Um mapa na página irá exibir os lugares de onde o usuário mais fez atualizações.
A página de perfil também poderá ter caixas (reports) exibindo o histórico de uso de aplicativos. "A timeline a permite você expressar como você é", disse Zuckerberg, que também prometeu que o usuário terá "controle absoluto" sobre ela.
"O primeiro perfil eram os primeiros 5 minutos de conversa. Depois, veio o stream, que são os outros 15 minutos", disse. "Agora será possível contar a história da sua vida."
Open Graphs
Outra novidade é o Open Graph. O recurso permite que aplicativos conectados à rede publiquem conteúdo na página (a timeline) do usuário, como passar de fase em um game ou estar vendo um filme/ouvindo uma música. Para isso, só será preciso dar autorização uma vez para o aplicativo.
Além disso, ao passar o mouse sobre o update de um amigo, exibido no canto direito da página (ticker), será possível ouvir a mesma música que ele, por exemplo. "Isso ajudará a descobrir novas músicas", disse o CEO.
Segundo o Facebook, o mecanismo facilitará também o compartilhamento de notícias e jogos sociais.
Música e vídeo em tempo real
A rede social também anunciou um acordo com vários sites de streaming de músicas – o principal é o Spotify, que possui 2 milh"oes de assinantes. Para Daniel Ek, CEO da Spotify, a integração com o Facebook irá ajudar a indústria da música, pois os usuários ficarão mais propensos a pagar pelas canções.
Também será possível compartilhar conteúdo em vídeo, graças a acordos com os sites Netflix e Hulu.