Brasileiros criam empresa de serviço em Cloud

Proposta é ajudar grandes organizações com prestação de serviços e consultoria

computerworldpor Nowdigital ter, 27/09/2011 - 20:20

Uma nova empresa entra em operação no Brasil para disputar o mercado de cloud computing. É a Go2neXt, companhia 100% nacional, criada para atuar na integração e construção de ambientes de computação em nuvem. Sua proposta é ajudar grandes organizações com prestação de serviços e consultoria.

A Go2neXt foi criada por quatro investidores brasileiros, sendo que dois são da área de TI. Um deles é o executivo Paulo Pichini, com 25 anos de experiência no setor de tecnologia da informação, e que até o final do ano passado era o presidente para o Brasil e América Latina da companhia holandesa Getronics, integradora de soluções de TI e comunicações (TIC).

Pichini será o CEO da Go2neXt onde ele espera colocar em prática o conhecimento adquirido durante os dez anos que ficou na Gestronics e a bagagem como empreendedor à frente da Connect Systems, integradora de sistema de TI que ele fundou em 1992. A empresa foi incorporada pela companhia holandesa.

“Somos uma prestadora de serviços e consultoria para ajudar os clientes a entenderem e migrar para o ambiente de cloud computing. Vamos atuar entre os fornecedores e o provedor de infraestrutura”, explica Pichini.

Ele afirma que há muitos provedores de soluções para computação na nuvem no Brasil, mas que faltava empresas facilitadoras desse modelo e que a Go2neXt fará esse papel, como uma espécie de “cloud angel”.

A organização está integrada a um ecossistema de parceiros que inclui Alog, Cisco, Citrix, EMC, Fluke Networks, Jamcracker, Microsoft, UOL, VCE, VMware e Westcon, entre outros. Pichini explica que a companhia não conta com infraestrutura e que quando seus clientes precisarem de data center vai sugerir a contratação de seus parceiros.

Porém, ele adianta que a Go2neXt tem planos de adquirir, até o final de 2011, uma empresa da área de infraestrutura de redes. O alvo da nova prestadora de serviços são grandes organizações que querem implementar cloud privada. As verticais que serão focadas são finanças, telecomunicações, data centers, segmentos educacionais e mídias.

Oportunidade de negócios

O investimento no novo negócio é da ordem de 6 milhões de reais até 2012 e a receita esperada para o próximo ano é de 16 milhões de reais. A Go2next começa a funcionar com uma equipe de 25 pessoas distribuídas em um escritório em São Paulo e um Network Operations Center (NOC), instalado em Barueri (SP).

Pichini avalia que o mercado brasileiro tem muito potencial para adoção do modelo cloud computing, mas que ainda há algumas barreiras para implementação do modelo. A Go2neNt espera poder apoiar as empresas nesse processo, orientando sobre questões de segurança, processos de integração do legado e construção de novos ambientes.

A expectativa do executivo é conquistar até o final de 2012 pelo menos 15 grandes clientes. Além de olhar as oportunidades no Brasil, a organização não descarta a possibilidade de explorar o mercado externo. “Estamos estruturados para falar outras línguas e estender nossos serviços para a América Latina e outras regiões”, afirma Pichini.

COMENTÁRIOS dos leitores