Facebook agora quer entrar para a política
Rede social criou comitê de ação política para apoiar candidatos em 2012, nos EUA
Com mais de 700 milhões de usuários, a maior rede social do mundo agora quer entrar para uma área polêmica: a política. De acordo com o jornal The New York Times, o Facebook formou um comitê de ação política que será usado para distribuir apoio e dinheiro para candidatos nas eleições dos Estados Unidos que acontecem em 2012.
Em entrevista ao jornal, um porta-voz do site confirmou que o comitê de ação política (PAC, em inglês) foi incorporado nesta segunda-feira (26) e que “o comitê PAC dará aos nossos funcionários uma maneira de fazer sua voz ser ouvida no processo político ao suportar candidatos que compartilhem de nossos objetivos de promover o valor da inovação para nossa economia, enquanto dão ao povo o poder de compartilhar e tornar o mundo um local mais aberto e conectado.”
Como aponta o NYT, a iniciativa do site de Mark Zuckerberg chega numa hora em que as empresas de tecnologia estão buscando cada vez mais aumentar sua influência em Washington. Na semana passada, o Google, por exemplo, co-patrocinou um debate presidencial Republicano com a emissora Fox News, conhecida por seu apoio aos candidatos desse partido. Já o Facebook realizou recentemente um encontro com nomes importantes do partido Republicano, enquanto que a rede social profissional LinkedIn organizou um evento semelhante com o presidente Obama, do partido Democrata.
O Facebook se recusou a fornecer mais detalhes ao New York Times sobre o seu comitê político, que usará os domínios Fbpac.org e Fbpac.us, registrados recentemente pela companhia.
Presença e gastos cada vez maiores
O site de Zuckerberg tem aumentado sua presença em Washington desde 2007, quando contratou seu primeiro funcionário no distrito de Columbia. Atualmente, o escritório local da empresa já possui mais de dez pessoas, incluindo quatro lobistas registrados em esfera federal nos EUA.
De acordo com o porta-voz do Facebook, Andrew Noyes, “o aumento representa uma continuação dos nossos esforços em explicar como nosso serviço funciona, assim como as importantes ações que tomamos para proteger os nossos usuários e promover o valor da inovação para a nossa economia.”
Além de aumentar a presença, o Facebook também aumentou seus gastos com lobistas, de acordo com documentos de julho, informa o NYT. No 2º trimestre deste ano, a rede social gastou US$ 320 mil com lobistas, contra US$ 230 mil gastos nos primeiros três meses de 2011, um recorde para a companhia, de acordo com números do site Center for Responsive Politics.
Quem também nunca gastou tanto com a prática foi a Google. De acordo com o jornal, no último trimestre a gigante de buscas, que possui um comitê de ação política e um escritório em Washington desde 2006, gastou nada menos que US$ 2,06 milhões com lobistas no último trimestre — no primeiro trimestre o valor gasto foi de US$ 1,4 milhão.
A companhia também aumentou consideravelmente seus investimento em seu comitê de ação política que distribuiu US$ 345 mil em campanhas do congresso no ano passado, contra distantes US$ 36 mil em 2006, número quase 10 vezes maior, segundo dados do site OpenSecrets.Org, que mantém registros de gastos de campanhas.