Google+ aumenta visitas após abrir convites, mas continua longe do Facebook

idgnowpor Nowdigital ter, 04/10/2011 - 09:35

Apenas algumas semanas após ter aberto suas inscrições para todos os internautas, o Google+ vê seu número de visitas crescer de modo impressionante.

Analistas das indústrias afirmam que a questão agora é se a nova rede social da Google conseguirá manter o bom momento que a levou a conseguir um lugar entre os 10 maiores sites do tipo em apenas algumas semanas.

“Esse é um crescimento bom”, afirma o porta-voz da empresa de medição de tráfego online Experian Hitwise, Matt Tatham. “Obviamente, quando eles abriram o site, ele foi muito bem. Está abaixo daquele auge inicial, mas agora eles só precisam manter esse crescimento de tráfego com o passar dos meses.”

Thatham disse que durante a semana de 20/9, quando o Google+ abriu as inscrições para todo o público, o site teve cerca de 15 milhões de visitas nos EUA. Na semana passada, esse número já havia caído para menos da metade, com 7,2 milhões de visitas. Mas a boa notícia é que esse número ainda é consideravelmente mais alto do que a média de 1,2 milhão de visitas registrada entre 6 de agosto e 17 de setembro pelo Google+.

A nova rede social da Google viu um salto de 349% no seu número de visitas entre agosto e setembro, indo de 5,4 milhões de visitas para 24,2 milhões de visitas nos EUA, de acordo com a Hitwise. "O importante agora é saber o quanto conseguirá reter desses usuários, já que muitos ingressaram no serviço movidos pela curiosidade", diz Juliano Marcílio, presidente da Serasa Experian.

E apesar de estar fazendo grandes avanços em trazer visitantes para o site, o Google+ ainda está muito atrás de grandes serviços de redes sociais como o Facebook e o Twitter. Em comparação,  o Facebook teve 8,2 bilhões de visitas nos EUA em agosto e 7,6 bilhões de visitas no mês seguinte. E a Hitwise informou que o Twitter teve 172,9 milhões de visitas em agosto e 144,9 milhões de visitas em setembro nos EUA.

“Os números do Google+ são bons, mas ele ainda não é um rival de verdade para o Facebook, apesar de os números serem grandes o bastante para merecer a atenção de anunciantes”, afirmou o analista do The Gabriel Consulting Group, Dan Olds.

Olds afirmou também que  cada erro do Facebook, como rastrear alguns usuários mesmo após eles terem saído do site e lançar mais um redesign impopular, representa uma oportunidade para o Google+ parecer ainda melhor e conseguir ganhar mais alguns usuários.

Já o analista do Enderle Group, Rob Enderle, notou que o Facebook não forçará uma migração em massa para o Google+, mas afirmou que cada instância é cumulativa. 

“Ainda é muito cedo para falar, mas...se o Facebook não tomar cuidado, eles podem direcionar um crescimento renovado para o Google+, o que eles já podem até ter feito”, completou.

Para o analista da CurrentAnalysis, Brad Shimmin, os próximos meses serão um forte indicador de quão forte o Google+ será  - especialmente assim que passar a euforia com a abertura do site.

“Inscrições são uma coisa”, disse Shimmin. “Uso é outra. Penso que apenas o tempo dirá quais as habilidades do Google+ realmente competir com o Twitter e o Facebook em termos de manutenção de usuários e uso no dia-a-dia. Penso que o Google+ guarda sua maior promessa não como um rival para o Facebook, mas como uma plataforma de rede social para empresas.”

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