Brasil é o 3º no ranking de Spam
País perde apenas para Estados Unidos e Índia, no terceiro trimestre de 2011
O Brasil é o terceiro país a que mais envia Spam, segundo dados da AVG Technologies referentes ao terceiro trimestre de 2011 e publicados no relatório “Community Powered Threat Report” (aqui, em PDF). Apenas Estados Unidos (35,11%) e Índia (5,48%) aparecem à frente de nosso país (5,41%), nesta lista nada agradável.
A língua portuguesa também é destaque na lista, aparecendo em terceiro, responsável por 2,27% de todo o Spam enviado no período entre julho e setembro, seguido pelo Francês (1,69%) e o Alemão (1,54%). O líder da lista é o Inglês, com um total de 68,45%, e em segundo aparece o total de idiomas não identificados (18,56%), o que faz do Português o segudo idioma mais usado para disseminar conteúdo indesejado.
O resultado foi obtido a partir de uma amostragem de dados de usuários que aceitaram participar do programa de melhoria de produtos da AVG, conhecida por produzir o popular antivírus homônimo, para Windows.
O relatório ainda aponta que o domínio mais usado para a disseminar Spam é o hotmail.com, seguido do bit.ly, endereço do famoso encurtador de urls das redes sociais. Entre os 10 primeiros, ainda aparecem o msn.com, addthis.com, gmail.com e facebook.com.