BlackBerry offline diminui acidentes de trânsito

Acidentes em Abu Dhabi caíram até 40% durante “apagão” da rede

seg, 17/10/2011 - 15:10
Flickr (cc) breakdown

Segundo Hussein Al Harethi, chefe do departamento de trânsito de Abu Dhabi, capital e maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, a queda da rede de serviços da RIM, fabricante do BlackBerry, pode ter diminuído o número de acidentes de trânsito em até 40%.

O “Apagão” durou três dias — de 10 a 12 de outubro — e atingiu Europa, Oriente Médio, África, Índia, Brasil, Chile e Argentina. A falha, causada por um problema no switch na rede da empresa, deixou boa parte dos 70 milhões de usuários de BlackBerry sem os serviços de e-mail, messenger e Internet.

Em Dubai, segunda maior cidade do EAU, a redução no número de acidentes provocados por motoristas que usam celular enquanto dirigem foi de pelo menos 20%, segundo Dahi Khalfan Tamim, chefe da Polícia local.

A duas cidades são importantes centros finaceiros do Oriente Médio e reúnem uma grande quantidade de executivos, público alvo do BlackBerry.

Porém, outro fato pode ter ajudado na mudança das estatísticas de acidentes de trânsito: Theyab Awana, 21 anos, um dos principais jogadores da Seleção dos Emirados, morreu no dia 25 de setembro, vítima de um acidente de carro. Theyab estaria usando o celular, no momento do acidente, o que pode influenciado a população local.

COMENTÁRIOS dos leitores