LibreOffice terá versões Web, para iOS e Android

Suíte de aplicativos de escritório já é compatível com Windows, Mac e Linux

ter, 18/10/2011 - 18:06
LibreOffice Web / Reprodução Versão Web do LibreOffice no navegador Firefox LibreOffice Web / Reprodução

A suite de aplicativos de escritório de código aberto LibreOffice para Windows, Mac e Linux ganhará versões também para os sistemas operacionais móveis iOS, da Apple, e Android, do Google, além de uma versão na nuvem compatível com navegadores que suportam HTML5. O anúncio foi feito durante a LibreOffice Conference de Paris, onde foram feitas algumas demonstrações.

O LibreOffice para Web usará a mesma interface GTK da versão para desktops, graças ao back-end GTK+ 3.2 Broadway. Um vídeo com um preview de como o aplicativo deve funcionar pode ser conferido no site do projeto Gnome, neste link.

As versões para iOS e Android serão desenvolvidas por Tor Lillqvist, programador finlandês responsável por portar o editor de imagens GIMP para o Windows e atualmente trabalhar em conjunto com a Novell para fazer o mesmo com o gerenciador de emails e calendários Evolution.

A The Document Foundation, responsável pelo desenvolvimento do LibreOffice, informou que as novidades só estarão disponíveis para o usuários final no fim de 2012 ou começo de 2013, mas garante que as algumas versões de teste devem ser liberadas para desenvolvedores e curiosos, neste meio tempo.

COMENTÁRIOS dos leitores