Ubuntu terá versões para smartphones, tablets e Smart TVs

Criador do sistema operacional acredita que versão móvel está disponível em 2014

ter, 01/11/2011 - 19:53
Reprodução Nova tela de administração do Ubuntu 11.10, lançado em outubro, com aplicativos separados por categorias Reprodução

Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, revelou que a empresa tem planos de portar o sistema operacional Ubuntu Linux para smartphones, tablets e Smart TVs, no futuro.

“Esta é a expansão natural da nossa ideia do Ubuntu com um Linux ‘para seres humanos’. As pessoas estão migrando do desktop para novas formas de computação. (...) Então, nos abraçamos o desafio de como usar o Ubuntu em smartphones, tablets e TVs”, disse Mark, em entrevista ao site americano ZDNet.

Mark acredita que, num mercado dominado por iOS (iPhone) e Android, o Ubuntu ainda tem espaço a conquistar, assim como o Windows Phone, desde que apresente uma solução diferente e não apenas copie modelos já existentes.

Segundo ele, a compra Motorola Mobility pelo Google, dono do sistema Android, tem feito outros fabricantes procurarem sistemas alternativos. “O Android é um concorrente de ponta. Mas, do ponto de vista da industria, a aquisição da Motorola Mobility pelo Google deixou os comerciantes de hardwares em choque, então alguns deles estão procurando por alternativas ‘não-Android’”, explica.

Apesar do Ubuntu ter uma interface preparada para telas sensíveis ao toque, a Unity, uma versão do sistema operacional compatível com dispositivos móveis só deve estar disponível no início de 2014, nas espectativas de Mark Shuttleworth.

COMENTÁRIOS dos leitores