Enchente na Tailândia compromete mercado de HDs
Especialistas calculam que a média de queda na produção deverá oscilar entre 25% e 28%
Uma enchente na Tailândia está causando grandes estragos nos fabricantes de discos rígidos. Enquanto os vendedores desejam manter o fornecimento para seus clientes mais valiosos – os fabricantes de computadores, os consumidores serão provavelmente atingidos em cheio pela diminuição de peças e pelo aumento de preços, de acordo com analistas de mercado.
Duas empresas de pesquisa, IHS iSuppli e IDC, previram que a média da diminuição de discos HDs no mercado devido aos desastres naturais na Tailândia irá oscilar entre 25% e 28% nos próximos seis meses.
A Western Digital, maior produtora de discos rígidos, deve ser a empresa mais seriamente atingida, com até 75% de sua produção interrompida temporariamente, previu o DIC. A IHS iSuppli afirmou que, durante o último trimestre, a produção ]deve cair em 27,7%, despencando de 173 milhões para 125 milhões de unidades, em comparação ao trimestre anterior.
Os usuários devem esperar um aumento de preço de 10% a a partir do terceiro trimestre. "Você começará a ver algumas empresas aumentando os preços de alguns produtos. Logo, indiretamente, os consumidores irão pagar mais por causa do encarecimento dos HDs" afirmou John Rydning, vice-presidente de pesquisas do IDC. Rydning afirmou também que é esperado aumento também para discos USB removíveis, como HDs externos.
Já é possível acompanhar a decolagem dos preços em alguns sites de venda nos EUA. Por exemplo, um disco rígido interno de 1.5TB da Western Digital na loja online Pricegrabber disparou de 162 dólares para 280 dólares nos últimos cinco dias. Já um HD externo da Toshiba de 1TB foi de 109 dólares para 115 dólares no mesmo período.
Os fabricantes estão sofrendo devido à falta de componentes elétricos e mecânicos. O problema mais grave que tem afetado as empresas é uma peça-chave para as cabeças de leitura e gravação. Ironicamente, parte dos componentes mais importantes das cabeças de leitura é produzida nos Irlanda, EUA, e Japão. Todavia, outra peça crítica, chamada “slider”, é fabricada na Tailândia.
“Acreditamos que a indústria de discos rígidos irá encontrar uma maneira de retornar aos níveis de produção antes da enchente por volta de março, entretanto, até lá, os estoques estarão extremamente baixos” apontou Rydning. “Entre dezembro e fevereiro será um período muito complicado para a maioria dos consumidores de discos rígidos”, finalizou.
A Toshiba e a Western Digital anunciaram que irão fechar temporariamente as fábricas localizadas na Tailândia. A multinacional japonesa relatou que há 2 metros de água nas instalações de estoque de dispositivos, e que o setor de semicondutores da fábrica no país encontra-se a três metros de profundidade.
De acordo com informações da iSuppli, a enchente poderá potencialmente afetar a produção de notebooks no começo de 2012.