Avião não tripulado é apresentado pela PF, no Paraná

Aeronaves espiãs, adquiridas em Israel, irão vigiar fronteiras e combater tráfico

qui, 10/11/2011 - 14:35
Southcom/Wikimedia Commons/Divulgação Heron IAI, modelo no qual se baseia o Projeto Vant Southcom/Wikimedia Commons/Divulgação

A Polícia Federal apresentou, nesta quinta-feira (10), o Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), na cidade de São Miguel do Iguaçu, no Paraná. A aeronave é controlada remotamente por pilotos treinados, que ficam em bases em terra, e servirá para o monitoramento de fronteiras e combate ao tráfico de drogas e armas.

O Projeto Vant compreende 14 aeronaves da família Heron, da empresa israelense IAI, adquiridas num negócio de US$ 350 milhões fechado em novembro de 2009. Até agora, 3 unidades foram entregues e apenas uma já está em operação, na área da Tríplice Fronteira. Segundo a PF, o uso deste tipo de equipamento por uma Polícia é inédito, em todo o mundo.

As aeronaves espiãs possuem um sistema de decolagem e pouco automáticos, autonomia de 37 horas seguidas de voo, capacidade de fotografar objetos com nitidez a até 10 km de altura e cobrir uma área superior a 1000 Km², entre outras funções. Anteriormente, um modelo semelhante já foi usado na Guerra do Líbano de 2006, pelas forças armadas de Israel.

Estiveram presentes no evento de lançamento os Ministros José Eduardo Cardozo, da Justiça, Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, o Govenador do Paraná, Beto Richa, o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

COMENTÁRIOS dos leitores