HP pode produzir novos tablets com webOS
Empresa lançaria em 2013 novo gadget com o sistema operacional criado pela Palm
A executiva Meg Whitman, que assumiu a presidência da Hewlett-Packard (HP) no final de setembro, revelou que não descarta a possibilidade de a empresa desenvolver um novo tablet com o sistema operacional webOS e colocá-lo no mercado no começo de 2013, de acordo com entrevista publicada no site americano TechCrunch.
Em agosto deste ano, a HP descontinuou a produção do TouchPad, após seu fraco desempenho em vendas. O tablet rodava o sistema operacional webOS, criado pela Palm, que foi comprada pela gigante da informática em abril de 2010, por R$ 1,2 bilhão.
Desde o encerramento da produção, a empresa diminuiu várias vezes o preço do gadget, com a finalidade de acabar com o estoque. Com o preço caindo de nada atrativos US$ 499 até alcançar os U$ 99, no último final de semana, o aparelho rapidamente sumiu das prateleiras, a cada nova promoção.
Isso pode ter inspirado a companhia a não abandonar o desenvolvimento do webOS, que recentemente se tornou uma plataforma de código aberto (open source) e, em breve, será licenciada para empresas de hardware que também desejem usá-lo em seus tablets e smartphones.
De acordo com alguns rumores, a estratégia da HP seria criar um ecossistema de tablets topo de linha rodando Windows 8, a serem lançados no segundo semestre de 2012, em paralelo com aparelhos webOS de hardware mais modesto e preços mais acessíveis.