Smartphones podem causar estresse, insônia e depressão
Vício em checar e-mails e notificações do Facebook causariam os mesmos problemas
Segundo Cary Cooper, autor de mais de 120 livros sobre estresse ocupacional e psicologia industrial e organizacional, usuários devem limitar o tempo que passam usando dispositivos móveis porque eles "entorpecem os sentidos". Cooper, que também é professor de Psicologia Organizacional e Saúde da Univesidade Lancaster, na Inglaterra, ainda garante que checar obsessivamente e-mails e notificações no Facebook podem levar aos mesmos problemas.
"Olhar o tempo todo para as telas dos dispositivos tiram a pessoa da realidade e conduzem a um ambiente passivo, no qual a pessoa não precisa interagir com o mundo ou encarar seus problemas", declarou o professor. "Assim como a televisão, a luz das telas atrai você e entorpece seus sentidos. Essa prática pode ser destrutiva pela forma como ocupa sua mente sem realmente estimulá-la", completou.
Para corroborar com os estudos do professor Cooper, especialistas na Suécia, após vários testes, recentemente afirmaram que os gadgets podem causar estresse, distúrbios de sono e depressão. Em uma outra pesquisa, do conceituado laboratório farmacêutico alemão Bayer, 28% das mulheres entrevistadas chegaram a culpar seus smartphones, como iPhone e BlackBerry, pelo fracasso de suas vidas sexuais, de acordo com informações publicadas pelo jornal britânico The Sun, na edição desta quinta-feira (22).
O professor comparou a obsessividade por e-mails e redes sociais ao vício em máquinas de caça-níqueis, que proporciona "aquele momento agradável". "Tecnologias computacionais podem ser viciantes porque elas são psicoativas. E-mails, em particular, nos dão uma satisfação na qual os psicólogos chamam de 'relação de recompensa'. Dessa forma, nós nunca saberemos quando vamos receber um e-mail, SMS ou mensagem de rede social que traga satisfação, então continuamos checando e checando novamente", conta.
Para completar, Cooper alerta que moderação é o essencial para evitar problemas. "Ninguém está dizendo que smartphones não tem seu valor, então não precisa jogá-los na lixeira", brinca.
Algumas dicas para driblar o vício:
1 - Desligue o seu smartphone ou deixe de checar e-mails por 30 minutos ou uma hora e veja como você se sente.
2 - Não use o celular enquanto dirige. Se possível, desligue-o e pegue as mensagens quando chegar ao seu destino.
3 - Use o seu celular para marcar conversas pessoais com seus amigos e colegas.
*Com informações do IDG Now