LG mostrará TV OLED de 55 polegadas, na CES 2012
Feira fechada para a imprensa acontece todos os anos, em Las Vegas
TVs de alta-definição com telas OLED podem estar finalmente se tornando algo prático: a LG pretende apresentar durante a CES a "maior TV OLED to mundo", que seria muito superior a qualquer tela LCD atualmente no mercado, embora mantenha um preço acessível. A tela tem 55 polegadas e apenas 5 mm de espessura. Ao contrário do LCD, a tecnologia OLED não exige um backlight para iluminar a tela (já que ela produz sua própria luz), o que permite que ela seja muito mais fina.
A LG Display alega que sua nova tela OLED tem um tempo de resposta (o tempo necessário para mudar a cor de um pixel) mil vezes menor que o dos LCDs, e consumo de energia comparável ao dos LCDs já no mercado. Além do tamanho, outra vantagem da tecnologia é a alta taxa de contraste, bem como cores mais vivas, o que resulta em uma imagem mais natural e atraente.
Embora já sejam usadas em aparelhos como smartphones, as telas OLED nunca "decolaram" nas TVs devido a limitações no seu tamanho e preço. As maiores TVs OLED que já vimos no mercado tem tamanho similar ao da tela de um notebook.
Mas a LG diz que encontrou uma forma de superar estas limitações usando uma tecnologia chamada Oxyde TFT em vez da tradicional Low Temperature Poly Silicon (LTPS) na produção das telas. A empresa afirma que apesar da mudança no processo de fabricação a imagem ainda tem a mesma alta-qualidade, e o resultado serão TVs OLED mais acessíveis nos próximos anos.
A LG irá mostrar sua nova TV em seu stand na CES 2012 a partir de 10 de Janeiro. Estaremos lá para conferir, em primeira mão, se a tecnologia é mesmo tão boa quanto parece.