Espião do WikiLeaks é convocado pelo Tribunal Militar

Tribunal recomedou ao soldado Bradley Manning que comparecesse a Corte Marcial

por Jullimaria Dutra ter, 17/01/2012 - 16:04
Reprodução da internet/Facebook Bradley Manning Reprodução da internet/Facebook

O soldado Bradley Manning, 24 anos, acusado de ser o responsável pelo vazamento de documentos confidenciais do governo americano através do site WikiLeaks, recebeu uma recomendação do Tribunal Militar americano para que compareça a Corte Marcial.

De acordo com a AFP, Manning possui mais de 20 acusações nas costas, entre elas a de espionagem. A suspeita é de que o soldado teria passado os 700 mil documentos secretos para o site WikiLeaks, incluindo mensagens diplomáticas da embaixada americana.

Segundo o site Mashable, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos estaria intimando o microblog Twitter a fornecer informações de três supostos colaboradores do WikiLeaks: Birgitta Jonsdottir, membro do Parlamento da Islândia; Jacob Appelbaum, um pesquisador que representou o WikiLeaks em uma conferência de hackers em Nova York, em 2010, e Rop Gonggrijp, um ativista e empresário holandês.

A ordem do departamento precisa ser julgada por uma corte federal de apelações, argumentando que "a apelação tem poucas chances de sucesso, porque a jurisprudência existente apóia de forma 'esmagadora' a posição do governo", de acordo com o juiz distrital Bloomberg.

COMENTÁRIOS dos leitores