Hackers também tiram site do Bradesco do ar

Na última segunda-feira (30), serviços online do Itaú também ficaram offline

ter, 31/01/2012 - 14:22
Twitter/Reprodução O ataque afetou as operações online que os clientes tentaram realizar Twitter/Reprodução

Na manhã desta terça-feira (31), o site do Bradesco ficou temporariamente fora do ar, afetando as operações online que os clientes tentavam realizar através da página, devido a um ataque de DDoS — forçando uma sobrecarga do sistema. O braço brasileiro do grupo hacker Anonymous assumiu a responsabilidade pelo ataque.

Os "hackativistas" brasileiros prometeram, recentemente, uma série de ataques — intitulada #OpWeeksPayment — contra bancos brasileiros, em protesto contra a corrupção. A data foi escolhida por ser uma época em que as instituições bancárias efetuam muitos pagamentos.

Nesta segunda-feira (30), o Itaú teve seus serviços de Internet interrompidos por várias horas.

Em uma rápida entrevista durante o Owasp-Recife, que nesta terça-feira discute segurança digital, Silvio Meira, cientista-chefe do CESAR, comentou os ataques. "O problema desses bancos serem invadidos não é uma questão só dos bancos e sim um problema de defesa nacional. Imagine que um ataque tirasse do ar, durante dois dias, os [serviços dos] cinco maiores bancos do Brasil. Você trava a economia. Não acontece nada", disse.

Durante o fechamento desta matéria, já era possível acessar o site do Bradesco normalmente. No Twitter oficial da empresa, uma mensagem publicada às 11h47 diz que "o site do Banco teve momentos de intermitência com volume de acessos acima da média" e que as medidas para a normalização foram adotadas.

COMENTÁRIOS dos leitores