Receita global de serviço móvel alcançará US$ 1,9 tri
As receitas do setor de comunicações móveis mundial vão alcançar 1,9 trilhão de dólares em 2015, ante o 1,5 trilhão de dólares movimentados em 2011. Já o número de assinantes subirá 3,6 bilhões para 4,6 bilhões nos próximos três anos, sendo que 353 milhões desse total serão usuários de 4G.
Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada pela GSMA durante o Mobile World Congress (Congresso Mundial de Comunicações Móveis), que está sendo realizado em Barcelona. O estudo foi realizado pela A.T. Kearney, GSMA Wireless Intelligence e Machina Research.
Outra constatação do relatório é que os investimentos globais em expansão dos serviços móveis subirão de 158 bilhões de dólares em 2011 para 173 bilhões de dólares em 2015.
Os dados também permitem prever um crescimento significativo do emprego no setor de comunicações móveis: hoje, mais de 8 milhões de pessoas, em todo o mundo, são empregadas por empresas do ecossistema móvel; e, até 2015, esse número subirá para aproximadamente, 10 milhões.
O setor de comunicações móveis está criando uma "Economia Conectada" no mundo, através de investimentos em redes, criação de empregos e contribuições para fundos públicos, disse a diretora geral da GSMA, Anne Bouverot.
Segundo a executiva, os indicadores mostram que esse setor é uma história de sucesso, particularmente em meio à prolongada crise econômica mundial. “Um fato possivelmente mais poderoso, entretanto, é o de que as comunicações móveis estão transformando setores correlacionados, tais como educação, saúde, pagamentos e transações, transporte e serviços de utilidade pública”, diz Anne. Ela destaca ainda que “as comunicações móveis estão conectando o mundo, como nenhuma outra tecnologia o fez antes".