Gowalla dá adeus e fecha definitivamente suas portas

idgnowpor Nowdigital dom, 11/03/2012 - 13:05

Criada em 2009 na cidade de Austin, Texas, a startup Gowalla, que oferecia um serviço de check-in para compartilhar localização geográfica pelas redes sociais, encerrou definitivamente sua atividade independente hoje, dia 11 de março. A Gowalla era concorrente do Foursquare e em dezembro de 2011 tinha sido comprada pelo Facebook.

Na época da compra pelo Facebook, seus fundadores informavam que passariam a fazer parte do time do Facebook e a tecnologia do Gowalla integraria o mecanismo de check-in Places. Josh Williams, um dos fundadores, explicava que o serviço de check-in e passaportes ficaria ativo até 2012 e que o Facebook não tinha comprado o banco de dados de informações de seus usuários.

Quem entra no site da empresa hoje encontra uma informação curta: "Obrigado por usar o Gowalla. Foi um prazer passear com vocês pelo mundo afora. Em breve você poderá fazer o download dos seus check-ins, fotos e listas aqui". Como startup, a Gowalla tinha conseguido levantar 10 milhões de dólares da empresa Greylock Partners e de vários investidores-anjo, entre eles Chris Sacca, Kevin Rose e Jason Calacanis.

É irônico que o adeus do Gowalla aconteça no meio do maior evento de tecnologia, filmes e música dos EUA, a South by Southwest (SXSW), realizada em Austin esta semana (de 9 a 18 de março). Considerada por muitos usuários como um serviço de check-in geográfico muito melhor que o Foursquare, a Gowalla deixa o caminho livre para a sua maior concorrente, que provavelmente vai disputar a receita a ser feita (se é que ela existe) nesse segmento com o Facebook.

COMENTÁRIOS dos leitores