O Google e a Privacidade

sex, 16/03/2012 - 16:11

A gigante da web Google está sob investigação por agências regulatórias nos Estados Unidos e União Européia. A empresa havia criado um expediente que evitava as configurações de privacidade do Safari, o navegador da Apple, o que permitiu que dados de rastreio fossem recolhidos sem a autorização dos usuários.

O que aconteceu é que o sistema do Google + adicionava uma pequena peça de código, um cookie invisível sobre um botão de adicionamento, que devido a uma característica do navegador da Apple, enganava o sistema e liberava o aceite de outros cookies vindos da compania. Estes arquivos permitiam o envio de dados sobre os hábitos de navegação do usuário para a própria Google.

Embora a empresa afirme que tal efeito foi um acidente inesperado, ela ainda poderá multada em 16 mil dólares por dia e por caso. Como milhares de sistemas foram afetados, a quantia final pode ser bastante alta. Não seria a primeira vez que a empresa é acusada deste tipo de violação. Na europa, o caso foi adicionado á outra investigação em andamento realizada pela Comissão Francesa Nacional de Informática e Liberdades (French Commission Nationale de l'Informatique et des Libertés), onde a Google foi multada pela agência de recolhimento indevido de informações e senhas sem autorização quando o serviço Google Street View estava sendo montado.

O Safari é um dos browsers mais usados para dispositivos móveis, já que é o navegador padrão do iPhone, do iPad e de todos os Macs. Espera-se que a Apple deve corrigir este detalhe da segurança nos próximos updates.

Com Informações do Wall Street Journal.

COMENTÁRIOS dos leitores