Último dia para as marcas migrarem para a Linha do Tempo

idgnowpor Nowdigital qui, 29/03/2012 - 20:20

A partir desta sexta-feira (30/03) todas as empresas terão de se adaptar à Linha do Tempo do Facebook. Suas páginas ganharão a nova interface independentemente de sua vontade, conforme anunciado há um mês, quando de sua apresentação.

A medida vale apenas para as páginas corporativas (pages) e não para os perfis (profiles) Em algum momento os usuários também serão obrigados a migrar, mas segundo a assessoria de imprensa da rede social, uma data exata para que isso aconteça ainda não foi definida.

Com a mudança, as dificuldades enfrentadas pelas companhias para gerir suas marcas aumentará consideravelmente. As páginas terão uma cara de acordo com o usuário que a visitá-la, já que as mensagens de amigos publicadas sobre a empresa ou no mural dela receberão destaque.

Assim, se um contato seu disse que tomou a melhor Coca-Cola de sua vida ontem, você verá o texto logo que visitar o espaço da marca, mesmo que ele não a tenha curtido ou marcado. E isso vale para os dois lados. Caso ele diga que nunca mais comprará o refrigerante e que agora só quer saber de suco laranja, esse status também será mostrado, embora você o veja e a companhia, não. Visite a página de alguma corporação de que seus amigos costumam falar mal e faça teste – para nós, curiosamente, só publicações em inglês apareceram.

Tirando este fato a Linha do Tempo para empresas não é muito diferente da dos usuários. O desenho, aliás, é idêntico. A primeira coisa que os gestores de páginas corporativas precisam fazer é escolher uma imagem de capa, que aparecerá ao lado da foto de perfil. Todas as abas que, antes, apareciam à esquerda, como “Fotos” e “Eventos”, agora estão em cima e foram transformadas em ícones.

Também foi criado um Painel Administrativo, que funciona como um resumo dos dados visíveis a partir da aba “Informações” – esta, por mostrar estatísticas mais detalhadas, continuará existindo. Outra novidade são as mensagens privadas. Os internautas poderão utilizá-las para se comunicar com a companhia, não tendo mais que recorrer necessariamente a publicações públicas.

TimeLineStarbucks

Foto do primeiro estabelecimento do Starbucks, aberto em 1971.

Por fim, um recurso bastante interessante, denominado “Marco”, foi incorporado. Ele permite às corporações completarem sua história, sua linha do tempo, regredindo a um período em que o Facebook nem sequer existia. O Starbucks, por exemplo, publicou foto de seu primeiro estabelecimento, aberto em 1971, em Seattle (EUA) e o clube Manchester United, por sua vez, compartilhou imagens de sua primeira conquista: a Copa da Inglaterra da temporada 1907/1908.

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