Facebook irá unificar seu nome de perfil com o do e-mail

idgnowpor Nowdigital ter, 17/04/2012 - 10:25
1000 Words/Shutterstock.com A partir de agora, se a pessoa ativar o e-mail do site, este terá extensão @facebook.com 1000 Words/Shutterstock.com

Membros do Facebook que customizaram sua página de perfil com um nome único no endereço terão que utilizar essa mesma combinação para designar seu endereço de email @facebook.com, de acordo com anúncio da companhia. A regra, no entanto, não será aplicaca àqueles que já ativaram seu endereço de e-mail da rede social. 

Tanto a opção para customizar o URL do seu perfil quanto ativar o endereço de email Facebook.com são opcionais. Entretanto, havia a preocupação de que os usuários que habilitassem ambos os recursos podiam, com essa mudança, fazer com que recebessem emails indesejáveis em seu endereço do Facebook. 

A rede social começou a permitir que seus usuários criassem URLs customizadas de seus perfis em 2009; o nome de usuário se tornou a segunda metade de endereço - se José das Couves selecionasse josedascouves como nome de usuário, por exemplo, a URL do perfil desta pessoa deixaria de ser uma sequência alfanumérica para se tornar facebook.com/josedascouves. A partir de agora, se esta pessoa ativar o email do site, o endereço será josedascouves@facebook.com.

O analista da Gartner Ray Valdes viu o movimento como um passo à frente “além do jardim murado. A ideia é que os usuários passem cada vez mais tempo no Facebook, mas que também estejam conectados com o resto do mundo”. 

A rede social oferece a opção de um endereço de email próprio para que seja possível receber mensagens enviadas de outros serviços, como Gmail e Yahoo, diretamente no Facebook. As pessoas também podem enviar mensagens de seus perfis para destinatários externos. 

A mudança significa que os visitantes de um perfil automaticamente saberão o endereço de email desta pessoa, nos casos em que tanto a URL customizada quanto o nome @facebook.com sejam iguais. O recurso também poderia também aumentar o número de mensagens indesejáveis, já que o email se tornaria público, principalmente para usuários com configurações mais flexíveis de recebimento de mensagens.  

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