Detido, cracker adolescente austríaco fez 259 ataques

Menino invadia sistemas apenas para matar o tédio e testar sua própria capacidade

idgnowpor Naiane Nascimento qua, 18/04/2012 - 19:35
Flickr (cc) Cássio Abreu Vulnerabilidade de sistemas foi provada por um garoto de apenas 15 anos Flickr (cc) Cássio Abreu

Autoridades austríacas detiveram um adolescente de 15 anos suspeito de promover 259 ataques a sites em apenas três meses. Segundo a Polícia Federal do país, ele confessou o crime.

O jovem é acusado de roubar e danificar informações, obtidas ilegalmente de sites e banco de dados, além de publicá-las. Ele teria invadido o sistema de centenas de companhias e instituições públicas de diversos países entre janeiro e março deste ano.

Antes de iniciar a ofensiva o adolescente procurava vulnerabilidades e erros de programação nos possíveis alvos. Em seguida, utilizava uma ferramenta para roubar credenciais, dados pessoais e, por vezes, os compartilhava pelo Twitter. Ele também tinha o costume de entrar em portais apenas para alterá-los – prática conhecida como defacing.

De acordo com a polícia, o jovem só praticou tais atos por se sentir entediado e porque queria provar a si mesmo do que era capaz. Os danos causados ainda não foram calculados, pois a investigação ainda está em curso.

"O caso mostra o quão vulnerável grande parte dos sistemas é, falha que se torna ainda mais grave considerando a afinidade que os jovens hoje em dia possuem com a tecnologia", afirmou a ministra do interior da Áustria. Segundo ela, é comum encontrar novos hackers tentando construir uma identidade a partir de ataques ilegais e se tornando delinquentes. Embora pereçam simples travessuras, os delitos não deixam de ser bastante sérios.

Crimes online costumam ter jovens como seus autores. Mais de 10% de incidentes do tipo na Áustria, em 2011, envolveram usuários com idade entre 10 e 21 anos, 17% ocorreram na faixa entre 21 e 25 e 46% foram provocados por pessoas entre 25 e 40.

A polícia afirmou que investirá em prevenção a partir da educação, ensinando os estudantes sobre as armadilhas da Internet.

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