5.000 aplicativos maliciosos detectados para Android

Grande número de aplicativos com códigos maliciosos foram detectados para o sistema operacional móvel do Google

por Carlos S Silvio seg, 23/04/2012 - 15:56
Flickr (cc) eleZeta

A Trend Micro, empresa de segurança na internet, divulgou um relatório em que foi detectado, só no primeiro trimestre de 2012, cerca de 5.000 apps para a plataforma Android infectados com códigos maliciosos. Especialistas já esperavam que ataques do tipo aumentassem em 2012. O número, que pode assustar alguns usuários, é compreensível levando em consideração que todos os crackers (hacker especializado em quebrar sistemas de segurança e obter informações sigilosas) estão concentrando esforços na plataforma, que apresenta o maior crescimento do mundo - cerca de 300 milhões de usuários e média de 850 novos aparelhos ativados por dia.

Em seu relatório, a Tend Micro afirma que “uma grande razão para a popularidade dos aplicativos é a sua facilidade de uso (...) A principal coisa a lembrar é pensar antes de dar acesso dos seus dados aos aplicativos instalados (…) Se você tem alguma dúvida sobre dar informação sensível, apenas não instale“, escreveu Robert McArdle, um pesquisador de Malwares Sênior da empresa.

Ainda segundo o relatório da Trend Micro, os malwares estão vindo também pelas principais redes sociais, como o Facebook e o Twitter, que torna mais fácil ainda a infecção por malwares.

Então, é importante frisar que as fontes seguras para você fazer download de aplicativos para Android são o Google Play Store, Amazon App Store e o Getjar, lojas reconhecidamente com menor índice de arquivos infectados com malwares.

COMENTÁRIOS dos leitores