Compra do Instagram pelo Facebook pode sofrer atraso

Integração das plataformas não será feita até que acordo seja finalizado; FB teme receita com crescimento de uso da rede por dispositivos móveis

idgnowpor Naiane Nascimento sab, 12/05/2012 - 08:51
Montagem: Marionaldo Junior/LeiaJá Imagens

A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, em inglês) acaba de lançar um inquérito sobre a proposta de aquisição do Instagram pelo Facebook que pode atrasar o fechamento do negócio, de acordo com informações do Financial Times na última quinta-feira (10). A maioria das fusões avaliadas em mais de 66 milhões de dólares devem ser relatadas ao FTC, e comentários preliminares da agência são comuns.

Mas a investigação do Facebook para quaisquer problemas com a concorrência pode atrapalhar seus planos de fechar o negócio até o final do segundo trimestre, ainda de acordo com o FT. Maxwell Blecher, advogado da Blecher & Collins, disse que um inquérito antitruste provavelmente levará pelo menos um mês. "Se eles forem além e emitirem pedidos adicionais de informações, poderia demorar até seis meses", informou ao IDG News Service.

O FTC já coletou informações de pelo menos dois dos maiores competidores do Facebook, segundo relato do Financial Times, que citou fontes anônimas. O FB não poderá integrar os serviços do Instagram com a plataforma da rede social até que o acordo seja finalizado.

O atraso poderia prejudicar os esforços do Facebook em fortalecer suas estratégias com plataformas móveis. O site disse, em documentos oficiais, que sua receita irá sofrer, já que os usuários acessam cada vez mais seus serviços por dispositivos móveis.

COMENTÁRIOS dos leitores