CIn (UFPE) fecha parceria com universidade canadense

Parceria feita entre o CIn e niversidade de Ottawa tem apoio do Programa Capes-DFAIT

por Carlos S Silvio sex, 18/05/2012 - 17:49

O Centro de Informática (CIn), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), teve um projeto de cooperação com a Universidade de Ottawa (uOtawa) aprovado. O projeto “Avanços em Mineração de Dados com Aplicações em Redes de Comunicação e Dados Espaço-Temporais: Mobilidade de Estudantes e Pesquisadores”, desenvolvido pelo professor do CIn, Stênio Fernandes, teve o apoio do Programa Capes-DFAIT, responsável por apoiar pesquisas colaborativas entre  Brasil e Canadá.

Como marco do início da parceria, o professor da uOttawa, Stan Mawin, realizou nessa semana uma visita oficial ao CIn. O centro também fará uma visita à universidade canadense no mês de junho, representado pelo professor Stênio Fernandes. Para ele, “esta é uma oportunidade de criar novas perspectivas de interação técnica e metodológica, além de permitir que os alunos observem diferentes formas de condução de pesquisa científica, indo além do contexto local”.

A concentração do estudo será nas áreas de Ciência da Computação, focando mais precisamente em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), dentro do contexto de pesquisa científica em Aprendizado de Máquina e Mineração de Dados aplicados em dois domínios: Redes de Computadores (Identificação e Classificação de Tráfego em Redes de Alta Velocidade) e Serviços e Sistemas de Informações Geográficas (Gerenciamento de Dados Espaço-Temporais na área Pesqueira).

A Universidade de Ottawa está inserida no consórcio CALDO, quatro universidades do Canadá líderes no campo da pesquisa. O consórcio canadense também possui uma parceria exclusiva com o programa brasileiro "Ciência sem Fronteiras", que pretende financiar 12.000 bolsas para estudantes brasileiros de graduação e doutorado no Canadá.

COMENTÁRIOS dos leitores