Quando o problema do computador é o usuário

Conheça algumas ações que garantem o bom funcionamento de sua máquina por mais tempo.

por Carlos S Silvio sab, 19/05/2012 - 16:40
André Nogueira/LeiaJáImagens Muitos problemas no computador podem ser causado pelo próprio usuário André Nogueira/LeiaJáImagens

Diariamente estamos cada vez mais dependentes de aparelhos eletrônicos, seja nas tarefas do dia a dia, seja no quesito diversão. Por enquanto, o posto de aparelho eletrônico mais versátil que as pessoas podem ter em casa é o PC, computador pessoal que pode ser usado para uma infinidade de coisas, de pesquisa para trabalhos acadêmicos, à acessar a Internet para se divertir.

Porém muitos aparelhos apresentam problemas por causa do mau uso dos usuários, tanto no cuidado externo (hardware) como no sistema do computador (software). "Por mais que o computador seja uma máquina resistente, ainda assim exige cuidado em seu manuseio, principalmente em relação a peças internas e a contaminação por vírus", afirma o técnico de informática, Jailson André. Porém há várias atitudes que podem evitar problemas no seu PC.

ACIDENTES

A máxima "acidentes acontecem, mas podem ser evitados" tem fundamento, por isso evite potencializar riscos à saúde do seu computador, nesse caso ao que diz respeito a parte externa. Evite beber perto do aparelho, bebidas como café, refrigerante e suco danificam muito o computador caso sejam derramadas nele.

Pôr o notebook no colo ou na cama pode prejudicá-lo, devido a probabilidade de um superaquecimento ao contato excessivo com o tecido. Caso que aconteceu com a estudante Jéssica Oliveira, "Não tinha muito cuidado com meu notebook, usava em qualquer lugar da minha casa, até que um dia ele não queria ligar mais. Quando levei na assistência, o técnico falou que os componentes eletrônicos estavam queimados, tive que comprar outro" lamenta.

A temperatura do ambiente também influi no comportamento do eletrônico. Usar o aparelho em ambientes muito úmidos, fumar perto do computador ou deixar um aparelho portátil dentro do carro exposto a luz pode ser perigoso.

COMPUTADOR LENTO

Principalmente quem usa o Windows sabe que chega uma hora na vida do computador em que ele não responde do mesmo jeito aos comandos, demora a iniciar o sistema, a abrir programas e apresenta lentidão. Há uma série de motivos que causam esse problema.

Um computador tem vida útil estimada entre dois a quatro anos, porém a utilização adequada é diferencial para aumentar essa margem de tempo. 

Para evitar o problema de lentidão é importante o usuário evitar ficar instalando e desinstalando constantemente programas, algo prejudicial ao Windows, já que acaba deixando rastros dos aplicativos e entradas inválidas no Registro do sistema, o que ocasiona lentidão no sistema, o que diminui os problemas com o excesso de arquivos temporários e entradas inválidas é desfragmentação dos discos e a limpeza de arquivos temporários com frequência. Para isso, há programas úteis e muito usados, como CCleaner e o Advanced SystemCare, ferramentas para a limpeza de dados desnecessários e a correção de entradas inválidas no Registro do Windows.

Outra prática que pesa no processamento de dados é permitir a inicialização de aplicativos com o sistema operacional, muitos softwares ativam automaticamente essa opção (por isso é necessário muita atenção na hora de instalar programas). Durante a inicialização do SO, mantenha apenas os aplicativos essenciais para o funcionamento do PC. É importante salientar que caso você não saiba qual a função daquele programa , melhor deixá-lo iniciar com o sistema operacional, já que pode ser algo importante como o software da placa de vídeo do PC.

Só para se ter uma noção, o carregamento de aplicativos desnecessários pode subir o tempo de inicialização de um computador de 1 para 3 minutos e 40 segundos, dados de uma pesquisa desenvolvida pela iolo Labs. O estudo apontou também que as tarefas de inicialização sem prioridade chegam a consumir 89% do desempenho da CPU nesse procedimento.

VÍRUS

Grande parte dos usuários já tiveram problemas com infecção por vírus no computador. Este é um dos problemas mais comuns entre os usuários de PC e seguindo algumas atitudes, pode ser evitado.

Utilizar o computador com bom senso é o primeiro deles. Mantenha seu computador protegido, tendo  sempre seu sistema operacional atualizado, já que a cada atualização o SO se torna mais resistente a novas ameaças existentes na rede de computadores.

Manter (e atualizar) um bom anti-vírus também é ideal, o mesmo irá checar a existência de programas ou arquivos maliciosos no seu computador. É importante que seu anti-vírus venha de fontes reconhecidas e confiáveis, como o Avast ou o Microsoft Security Essentials. Aliando o uso de anti-vírus com o de um bom programa anti-spyware, a ação dos dois programas irão se complementar. Alguns podem bloquear acesso a sites maliciosos ou ameaças que o anti-vírus não detectou.

Outro cuidado tem que ser feito no uso da internet. Nesse caso o bom senso ajuda é fundamental.  Não navegue sem sites de risco, como de programas piratas, hackers, servidores piratas de jogos on-line. Há um risco enorme deles conterem páginas maliciosas que podem infectar seu computador. Só faça downloads sem sites conhecidos e confiáveis, também é preciso ter o cuidado de não instalar programas, plugins ou addons de origem duvidosa no seu computador. De qualquer forma, procure sempre sites confiáveis para isso.

Não instale arquivos recebidos via e-mail ou chat sem ter certeza do que está fazendo. Mesmo arquivos em formatos conhecidos como doc ou pdf podem conter códigos maliciosos que causam danos ao sistema, verifique sempre se o usuário mandou intencionalmente a mensagem, o que diminui a chance de haver problemas com aquele arquivo.

“É muito comum chegarem computadores com vírus que o usuário nem imagina onde conseguiu, sempre recomendamos atenção” alerta Jailson.

COMENTÁRIOS dos leitores