Google aumentará controle sobre Android

Empresa poderá começar a vender ela mesma seus aparelhos

por Carlos S Silvio dom, 20/05/2012 - 17:12
Reprodução/Internet Ainda segundo a reportagem, o Google irá cooperar com até cinco fabricantes ao mesmo tempo Reprodução/Internet

Segundo o jornal Wall Street Journal, a Google irá mudar sua estratégia com o sistema operacional móvel Android. Buscando mais poder em relação a concorrência para impedir que operadoras controle o mercado de smartphones. De acordo com o Jornal, a Google estaria planejando oferecer a fabricantes de eletrônicos acesso antecipado às novas versões do Android e vender ela mesmo os aparelhos. A reportagem, que cita algumas pessoas que estariam cientes do planejamento dessa nova atitude do Google, não teve confirmação do porta-voz da empresa, que se recusou a comentar o caso.

Segundo pessoas ouvidas, a venda direta seria uma tentativa de controlar recursos e aplicativos importantes, para que sejam compatíveis com tablets e celulares Android, reduzindo assim a possibilidade das operadoras customizarem a configuração do aparelho. As operadoras são as responsáveis pelo marketing e pela venda dos aparelhos, e assim exercem controle sobre os serviços compatíveis com os aparelhos.

Ainda segundo a reportagem, o Google irá cooperar com até cinco fabricantes ao mesmo tempo, para criar um portfólio de aparelhos "Nexus", tanto smartphones quanto tablets. A empresa também planeja vender os aparelhos diretamente para os consumidores nos Estados Unidos, Europa e Ásia, a partir do seu site, e possivelmente também para alguns varejistas. Os aparelhos usarão a nova versão do Android (Jelly Bean) e a empresa espera ter um portfólio completo disponível nas lojas por volta do fim de novembro.

Analistas acreditam que caso essas mudanças sejam confirmadas, a estratégia tende a ser arriscada. A liberdade de uso e customização do sistema Android é visto como um trunfo do trunfos do Google e razão da rápida disseminassão do sistema operacional no mercado. Atitude contrária a concorrentes como a Apple e Microsoft que controlam com rigor seus produtos, e impedem a customização das operadoras.

Com informação do IDG Now

 

COMENTÁRIOS dos leitores