Anonymous divulga 1,7 Gb de dados do governo dos EUA
Grupo conseguiu os dados da agência do Departamento de Justiça
O grupo Anonymous divulgou um pacote de 1,7 GB de dados de uma agência do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A publicação, disponível num arquivo "torrent", está no site The Pirate Bay. Ainda não foi esclarecido como os dados foram obtidos, o mais provável é que tenham invadido o servidor do Bureau of Justice Statistics (BJS).
Segundo comunicado enviado à imprensa, "o Departamento de Justiça está investigando o acesso não autorizado a um servidor de website operado pelo Bureau of Justice Statistics que continha dados públicos do site. O BJS ficará online neste período. O site, principalmente do departamento, 'justice.gov', não foi afetado".
A BJS é uma agência de governo responsável pela publicação de estatísticas do sistema judiciário dos EUA, e disponibiliza várias coleções de dados em seu site. Porém nem todos os dados inclusos no arquivo são públicas, já que contem alguns e-mails internos da agência. Eles também afirmaram que o site da agência foi tirado do ar depois de ser invadido, contrariando a versão do governo de que o site teria continuado operando normalmente.
"Não defendemos nenhum governo ou partidos, defendemos a liberdade das pessoas, a liberdade de expressão e a liberdade de informação. Estamos publicando esses dados para disseminar informação para que as pessoas possam ser ouvidas e para que saibam sobre a corrupção no governo, para acabar com a corrupção que existe e para verdadeiramente libertar os oprimidos", diz o anúncio do Anonymous.