Apple é eleita a empresa mais valiosa do mundo

Criadora do iPhone, iPads e iPods, empresa recebe esse título pela segunda vez consecutiva

por Carlos S Silvio qua, 23/05/2012 - 16:22
Divulgação

Não é dúvida nenhuma que a Apple é uma empresa bem sucedida e que bate cada vez mais recordes de vendas de seus produtos. Esse ano, a empresa foi considerada mais uma vez pelo ranking anual do BrandZ - estudo sobre as marcas mais conhecidas realizado pela companhia de pesquisas de mercado Millward Brown -, a empresa mais valiosa do mundo. A primeira vez em que a empresa figurou no primeiro lugar do ranking foi no ano passado, depois de subir para o 6º lugar em 2009 e 3º em 2010.

O valor da marca Apple subiu 19% em 2011, até chegar aos atuais US$ 183 bilhões - ou 37% de seu valor de mercado. O resultado financeiro também reflete sucesso: só no mês de dezembro, a Apple teve uma receita recorde de US$ 46 bilhões, fruto das vendas de iPhones, iPads e iPods no feriado de Natal. No primeiro trimestre desse ano anunciou uma receita de US$ 39,2 bilhões.

 

MAIS EMPRESAS - Entre os dez primeiros colocados do ranking estão mais três empresas de tecnologia: a IBM (2º), o Google (3º) e, em 5°, a Microsoft. O Facebook ficou em 19º lugar, com a mais alta ascensão entre os 100 primeiros colocados, com um crescimento de 74% no valor da marca, que agora vale US$ 32,2 bilhões.

Porém, nem todas as empresas do ramo de tecnologia vão indo bem. A HP e a BlackBerry foram as marcas que mais perderam valor em 2011, com 35% e 75% de desvalorização, respectivamente.

O diretor-executivo da consultoria responsável pela pesquisa, Nick Cooper, disse que a força das marcas é um indicador do papel central e transformador que a tecnologia desempenha na vida contemporânea. "[A tecnologia] é onipresente e há muito entusiasmo e novidades. É esse o ramo em que tudo acontece, o que tende não só a aumentar a demanda e melhorar o desempenho financeiro como a ampliar o papel da marca", afirmou Cooper.

COMENTÁRIOS dos leitores