Vírus rouba projetos do AutoCAD

Pesquisadores afirmam que desde 2009 o malware está ativo e busca empresas públicas e privadas da América Latina

por Naiane Nascimento ter, 26/06/2012 - 14:34
Flickr (cc) pleuntje Malware afeta versões passadas e futuras do software de desenho técnico, AutoCAD Flickr (cc) pleuntje

Um malware chamado Medre foi identificado por pesquisadores da ESET e, segundo eles, já furtou mais de 10 mil arquivos desenvolvidos no programa AutoCAD, sendo enviados para um servidor na China.

Para eles, o vírus está ativo desde o ano de 2009 e tem como alvo primordial empresas privadas e públicas situadas na America Latina, mais especificamente no Peru - 95% das vítimas está no país.

Os códigos do malware foram encontrados em dois domínios do governo peruano e um desses endereços é destinado a seleção de fornecedores de projetos para órgãos públicos do país. Segundo os especialistas esse é o maior caso de ciberespionagem voltado a corporações latino-americanas.

Para os usuários, é importante saber que o worm ataca tanto versões antigas do AutoCAD quanto as futuras e é tão completo que busca ser efetivo no ataque e pouco propagado para não chamar atenção da indústria de segurança computacional. Portanto, para o público mais visado, talvez a melhor opção seja evitar o programa para não correr o risco de ter seus arquivos roubados.

COMENTÁRIOS dos leitores