Laboratório de Bionanotecnologia será inaugurado no Brasil

Inauguração acontece hoje em São Paulo

por Naiane Nascimento seg, 27/08/2012 - 10:58
Divulgação/IPT Além do laboratório de bionanotecnologia, um simulador de luz solar também será inaugurado Divulgação/IPT

O Brasil ganha hoje (27) o primeiro laboratório de Bionanotecnologia da América Latina que será inaugurado em São Paulo no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Com o laboratório será possível ter um estudo mais qualificado e aprofundado acerca dos organismos vivos, tecnologia de partículas e também possibilitará que alguns equipamentos envolvendo a área sejam desenvolvidos. 

Além de equipamentos, o laboratório juntamente com o Instituto visa fazer produções de materiais como bioplásticos degradáveis que devem ser produzidos com restos de frutas, como bagaço de cana de açúcar advindos de usinas produtoras de álcool. Esse produto promete se decompor em seis meses, sem causar poluição. 

Junto com a inauguração do laboratório, também será implantado um simulador de luz solar que deve ser usado em pesquisas científicas. Toda estrutura teve um custo de 50 milhões de reais bancados pelo Governo do Estado de São Paulo. 

Bionanotecnologia – É uma área capaz de estudar e consegue manipular materiais extremamente pequenos, tendo eles dimensões entre um e 100 nanômetros, equivalente a aproximadamente 0,01% do diâmetro de um fio de cabelo. 

COMENTÁRIOS dos leitores