Conar arquiva processo de viral da Nokia
Ação não informava claramente que se tratava de publicidade e foi alvo de queixa junto ao Conar
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) decidiu arquivar o processo contra a Nokia pela campanha viral "Perdi meu amor na balada", que foi aberto por reclamação dos consumidores. A decisão foi tomada pelos conselheiros por unanimidade.
No processo, se analisou se a empresa seguiu as regras publicitárias ao lançar o viral como parte da campanha de lançamento do smartphone Nokia PureView 808.
Segundo o órgão, a Nokia se defendeu alegando que os dois vídeos sem identificação da empresa eram teasers, chamadas sem identificação para os anúncios. A vinehta é aceita pelo código de regulação da publicidade como uma maneira de atrair atenção para o comercial.
A empresa também argumentou que a internet estimula a interação entre os usuários e o compartilhamento de conteúdos, traduzindo, tem características próprias. Além disso, a Nokia afirma que a publicidade não causou danos ou prejuízos.
O Conselho aceitou os argumentos e arquivou o processo, entendendo assim que se trata de marketing viral, com características específicas. O arquivamento do processo contra a Nokia abre a possibilidade de outras propagandas virais e sem identificação sejam feitas, mas o Conar analisa cada caso de maneira isolada.
A abertura de processo não significa que o anúncio será retirado do ar e, no caso da Nokia, a campanha permaneceu na internet. Saiba mais sobre o caso do viral "Perdi meu amor na balada" no link.