Kindle começa a ser vendido no dia 20

E-reader estará a venda em livraria paulista e em uma loja virtual

por Carlos S Silvio ter, 18/12/2012 - 21:28
Reprodução/Internet Aparelho será vendido no Ponto Frio e nas lojas da Livraria da Vila Reprodução/Internet

O Kindle, leitor de livros digitais da Amazon, começará a ser vendido no Brasil a partir do dia 20 de dezembro, por R$ 299. Na página da Amazon no Brasil há o link para vendas do aparelho pela loja online da rede de varejo Ponto Frio, com prazo de entrega de 6 dias para a Grande São Paulo e de 7 dias para o Nordeste. Além do Ponto Frio, a Livraria da Vila, em São Paulo, venderá o aparelho em suas sete lojas físicas a partir do próximo dia 20.

Graças a um acordo com a Amazon, a Livraria da Vila terá exclusividade nas vendas do aparelho em lojas físicas. A expectativa é que a exclusividade dure até o fim de janeiro. 

Leitor 

O modelo vendido no Brasil será o mais simples da Amazon, que nos EUA é vendido por US$ 89. O aparelho vem com tela de 6 polegadas, pesa 170 gramas e possui 1GB de armazenamento, segundo a empresa, suficiente para mil livros.

A grande vantagem do Kindle é a tecnologia e-ink, que simula a textura de livros físicos, tornando a leitura mais confortável sob luz natural. A tela possui apenas as cores preto e branco e o aparelho não tem luz própria, logo não é possível ler no Kindle no escuro. Graças a isso, a bateria do aparelho é de longa duração, caso o usuário utilize o leitor por meia hora diária, ela chega a durar um mês. 

Outro ponto importante com o qual o usuário deve ficar atento é a impossibilidade do Kindle ler arquivos em epub, formato mais comum para livros digitais. Assim, quem adquire o Kindle fica preso apenas ao conteúdo vendido pela Amazon. No Brasil a companhia oferece 1,4 milhão de e-books em vários idiomas, sendo 13 mil títulos em português. 

Transição 

Em seu site, a Amazon afirma que caso um usuário já tenha feito uma conta americana, pode  a transferir para o Brasil sem perder conteúdo, porém segundo o Link Estadão, com exceção de livros e aplicativos, o usuário não terá mais o conteúdo já adquirido ou assinado na versão americana de seu conta. Com isso, há perda de conteúdo relacionados a publicações diárias e periódicos estrangeiros, filmes, Amazon Cloud Player e biblioteca de músicas.

 

Mercado

O mercado de livros digitais no Brasil está em plena expansão. Após uma longa negociação com representantes de editores, a Amazon e o Google começaram a vender livros digitais no Brasil. Igualmente a iBook Store, loja da Apple voltada para o produto, que começou a vender livros digitais há pouco tempo.

A Livraria Cultura saiu na frente em relação a Amazon e ao Google, aproveitando que já comercializava livros digitais em seu site, e lançou o e-reader Kobo em suas lojas em novembro, custando R$ 400. (Saiba mais sobre o Kobo no link).

Em 2013, a promessa é que o Brasil receba novos modelos do Kindle (conheça os mais recentes no link) e o Nexus 7, tablet de baixo custo do Google.

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