Intel anuncia nova plataforma para tablets na CES 2013

Chips da fabricante possuem melhor desempenho e maior autonomia de bateria

por Carlos S Silvio qua, 09/01/2013 - 20:50
Reprodução/Internet Lenovo IdeaPad Yoga 11s é o primeiro a vir com Ivy Bridge da Intel Reprodução/Internet

Durante sua conferência na CES 2013, a Intel apresentou uma nova linha de produtos voltados ao mercado de gadgets como smartphones e tablets, dobrando o investimento do ano passado. Os chips da fabricantes irão proporcionar aos usuários melhor desempenho, menor custo e maior autonomia de bateria. 

Smartphones 

Os primeiros smartphones lançados com processadores Intel chegaram ao mercado já em 2012, e combinaram um bom desempenho e preço acessível. Um dos exemplos é o Motorola RAZR i. Para expandir ainda mais a atuação no mercado, a companhia anunciou o lançamento de uma plataforma própria para aparelhos de baixo custo. Mas a empresa esclarece que "baixo custo" não significa pouco desempenho ou recursos. 

A plataforma da Intel é baseada no processador Intel Atom Z2420 (conhecido como Lexington), operando a até 1,2 GHz, combinada a um modem HSPA+ que permie velocidades de até 21 Mb/s em redes compatíveis. Há suporte a Dual-SIM/Dual Standby (dois chips ao mesmo tempo), codificação e decodificação de vídeo em alta definição, câmeras de 1,3 a 5 MP que podem fazer até 7 fotos por segundo, uma GPU PowerVr SGX540, Rádio FM, slot para cartões microSD e suporte WiDi (tecnologia Wireless Display), o que permite a transmissão de imagens do smartphone para uma TV  de alta definição compatível sem o uso de cabos. 

A Intel continua mantendo um "design de referência" para que outros fabricantes utilizem como base para seus aparelhos . Algumas fabricantes já demonstraram interesse em produzir gadgets baseados na plataforma, entre elas Acer, Safaricom e Lava. 

Tablets 

A Intel anunciou também uma nova família de processadores para a próxima geração de tablets denominada "Bay Trail". São processadores Intel Atom Quad-Core e apresentam um desempenho até duas vezes superior a processadores atuais e também possuem suporte a sistemas operacionais como Windows 8 e Android. Segundo a Intel, as primeiras máquinas com esse tipo de chip devem chegar no fim deste ano, perto da temporada de compras. 

Foi anunciada também uma nova linha de processadores Intel Core de 3ª geração (batizada de Ivy Bridge). O componente é voltado para tablets, híbridos e conversíveis. 

O baixo consumo de energia é um destaque e também uma vantagem do uso desses chips em dispositivos móveis. Os componentes possuem TDP de apenas 7 Watts, os anteriores utilizavam 10. Segundo a Intel, o desempenho dos mesmos é "cinco vezes superior" ao de concorrentes como Nvidia Tegra 3 (presentes no Nexus 7, por exemplo) e de qualidade suficiente para suportar jogos de PC como Civilization V em um tablet com 10 mm de espessura.

Um dos primeiros tablets equipados com os chips é o Lenovo IdeaPad Yoga 11s, que devem chegar às lojas daqui a "em alguns meses".

COMENTÁRIOS dos leitores