Nasa vai desativar Curiosity
Erupção solar é a causa do desligamento temporário do jipe-robô
A Nasa anunciou que o Curiosity, que chegou a Marte em agosto de 2012, será desligado temporariamente. O motivo do desligamento é uma grande erupção solar que foi descoberta esta semana. Por conta da movimentação do Sol, uma nuvem de gás superaquecido foi lançada na direção de Marte a uma velocidade de 3,2 milhões de km/h.
Mesmo tendo preparado o robô para aguentar possíveis impactos dos efeitos atmosféricos do Planeta Vermelho, a Nasa preferiu desativar o Curiosity e evitar possíveis danos a ele. Ainda assim, outros três equipamentos da agência americana seguem em pleno funcionamento.
A erupção solar foi descoberta acidentalmente pelos cientistas, que tentavam solucionar um problema nos computadores de bordo do Curiosity, o que teria causado a ele um erro na memória. O cuidado é importante, pois evita que ocorra algum fato inesperado, como a tempestade solar que desativou o detector de radiação da sonda Odyssey, em 2003.
O Curiosity chegou ao Planeta Vermelho em agosto do ano passado e tem o intuito de explorar a região marciana conhecida como Cratera Gale. O objetivo principal é descobrir se já houve, em Marte, um ambiente propício a uma vida microscópica e se tem condições que peservaram seus vestígios.