Vendas legais de filmes aumentam após fim do Megaupload
Segundo pesquisa, vendas e aluguéis digitais têm aumento significativo
Depois de toda a polêmica envolvendo o encerramento do Megaupload, em janeiro de 2012, o resultado conseguido está agradando aos estúdios. De acordo com uma pesquisa da Carnegie Mellon’s Initiative for Digital Entertainment Analytics, a receita gerada pelas compras de filmes online aumentou entre 6% e 10% após o fechamento do Megaupload.
Os pesquisadores afirmaram ao The Wall Street Journal ter concluído que o fim do Megaupload e Megavideo foi o grande motivo para a mudança da pirataria de sites de compartilhamento para a compra ou o aluguel digital.
O estudo foi realizado nos quatro meses seguintes ao fechamento do site e levou em consideração dois grandes estúdios de Hollywood, sendo realizado em doze países. De acordo com a pesquisa, o aumento das vendas online dos dois estúdios chegou à marca de 10.500 a 15.300 unidades por semana, enquanto os aluguéis tiveram um aumento de 13.700 a 24 mil filmes semanais.
Por outro lado, os pesquisadores afirmaram que não sabem se a situação vai continuar assim ou se os antigos usuários do Megaupload vão voltar a procurar a pirataria online. Outro sites de armazenamento, como Filefactory, Depositfiles e Hotfile, também tiveram um bom aumento no número de usuários.