Redes Sociais funcionam como F-commerce
Pessoas e empresas estão investindo em vendas de equipamentos digitais no Facebook, Twitter, Orkut e outras redes
As mídias sociais vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas, não seria diferente se elas também estivessem no meio das vendas de equipamentos digitais. Twitter, Orkut, Facebook, UNIK, Badoo, Hi5, Quepasa e muitas outras fazem parte do boom das redes sociais que servem também para investir em vendas, tanto através de empresas ou de pessoas. Esse processo é conhecido como F-commerce, que é uma nova forma de fazer comércio eletrônico nas redes sociais, através de formas simples e objetivas, sem necessidade dede uma estrutura tecnológica como integração de sistema logístico e de pagamentos.
Smatphones, notebooks, tablets, televisores e muitos outros objetos fazem parte do mercado das redes sociais. Grupos de vendas são criados para espalhar esse mercado e as muitas empresas visam ampliar suas vendas por meio do e-commerce ou comércio on-line.
O estudante de engenharia química, Carlos Eduardo Lacerda, de 26 anos faz parte do grupo Escambo, no Facebook, onde é possível trocar, vender ou comprar itens usados, com preços inferiores aos preços originais do produto novo, para atrair atenção das pessoas. “Eu costumo vender diversas coisas, câmeras, celulares, roupas e até faço compras também. Neste grupo é possível encontrar produtos usados que ainda podem servir pra outras pessoas,nele também realizamos trocas”, conta o estudante.
“Eu também utilizo meu próprio perfil nas redes sociais para vender meus produtos, por que se algum amigo estiver interessado e não faz parte do grupo poderá visualizar e divulgar também para seus amigos” esclarece Carlos Lacerda.
Algumas redes sociais também disponibilizam, além dos grupos ou eventos, aplicativos de lojas virtuais para gerar mais exposição e segurança para as vendas, como por exemplo, o Facileme Social Comerce e serviços como o LikeStore, ambos do Facebook.
Entretanto, você deve ficar atento a qualquer tipo de vendas não só nas redes sociais, mas também em sites online, procurando sempre verificar a reputação e a segurança que ele lhe oferece, no caso das redes é preciso ficar atento às pessoas que estão realizando as transações e os grupos ou eventos que oferecem os produtos. Procure sempre ver o equipamento com antecedência e informações sobre os vendedores.
Fique por dentro do Social Commerce. Confira o vídeo: