Confira cinco aplicativos para aprender um novo idioma
Os apps possuem versões para Android, iOS e estão disponíveis também na web
Os aplicativos selecionados nesta lista vão mostrar que aprender um idioma sem praticar não é suficiente, por isso, listamos cinco apps que vão lhe ajudar a treinar o seu vocabulário, formar frases e muito mais. Com versões para iOS, Android e web, eles também podem servir para você aprender os básicos de um idioma, sem precisar de um curso para isso.
Duolingo
Este aplicativo conta com versão para iOS, e é bom para brasileiros que querem aprender inglês, desde o nível mais básico até um avançado. Além de inglês para brasileiros, o Duolingo oferece aulas de espanhol, francês, alemão e italiano para quem sabe inglês.
O sistema funciona mais ou menos como um jogo de perguntas e respostas: você tem três "vidas" no começo, que representam a quantidade de vezes que pode errar. Se perder todas, terá que começar a atividade novamente.
LinguaLeo
O LinguaLeo, apesar de parecer infantil possui um conteúdo bem adulto, o professor é um leão chamado de Leo. O aplicativo apresenta uma série de treinos que colaboram para expandir o vocabulário em inglês. Ele oferece ainda treinos para praticar a construção de frases, a tradução de palavras e a compreensão oral, principalmente, nas suas tarefas de repetição da pronúncia.
50 Línguas
Disponível em 50 idiomas, o aplicativo traz diversos exercícios que ensinam de forma básica essa quantidade de línguas, que vai do inglês ao dinamarquês. No total, são 30 lições na versão gratuita (100 na paga), e o conteúdo é dos mais variados.
O aplicativo dá não só a forma escrita das palavras ensinadas, como também a pronúncia de cada uma. Assim, basta clicar sobre elas para ouvir e, se quiser, tocar no botão vermelho para gravar você falando. Pode ser utilizado em equipamentos com sistema Android e iOS.
Bussu
Este oferece uma comunidade online gratuita de 12 línguas, separados em 12 aplicativos, no Bussu pode enviar para outros usuários da rede os exercícios para correção. O ideal é dar preferência para os falantes nativos da língua, que darão um feedback mais interessante.
As lições podem ser acessadas em qualquer ordem e incluem áudio, fotos, leitura de textos, testes de compreensão e revisão.
Play Words: Foods
Já este aplicativo é mesmo voltado para o público infantil, ensinando inglês e espanhol, apenas para o sistema iOS. Ele promete fazer as crianças aprenderem nomes de frutas e vegetais nos idiomas.
O “sistema de aprendizado” é um pouco baseado na tentativa e no erro. Se a criança aponta a fruta ou vegetal errado, um simpático macaco aparece em um dos cantos da tela balançando a cabeça negativamente. Já se ela indica o correto, o mesmo bicho surge fazendo festa.